Escritores prestam homenagem aos 200 anos de Pelotas


Foto: Carlos Queiroz
Foto: Carlos Queiroz

Praça Coronel Pedro Osório, Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula, os casarões e até o Colégio Municipal Pelotense são alguns dos cenários em que estão inseridos os personagens das histórias do livro Contando Pelotas – 200 anos, do Grupo Literário Bibliotheca, a ser lançado sábado, 20 de outubro de 2012, às 18h, na Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).

A publicação é resultado do trabalho de sete escritores, cada um com seu estilo, que participaram nos últimos anos de oficinas literárias e do Laboratório de Escrita Hilda Simões Lopes e que agora formam o Grupo Literário da Bibliotheca, com encontros quinzenais, na Bibliotheca Pública Pelotense.

A proposta
A ideia de editar um livro surgiu em 2010 e o lançamento ficou para 2012, como uma forma de homenagear os 200 anos de Pelotas e os 137 anos da BPP, que gentilmente acolheu o grupo formado por Gerson de Ramos Sebaje, Vilma Ávila Vianna, Alma Gonella Rivas de Berasain, Giséle Maria Costa da Silveira, Dionízia Portella Ghiggi, Lia Rosa Bachettini Duarte e Clara Maria Ortiz da Costa.

Os escritores já publicaram contos, crônicas e poesias em outros livros e muitos já ganharam prêmios nos âmbitos municipal, estadual, nacional e até internacional. A publicação também presta uma homenagem póstuma aos escritores Ricardo Gurvitz e Ruth Ávila Zanotelli. O livro foi editado pela Santa Cruz Ltda, com uma tiragem inicial de 200 exemplares. A revisão ortográfica é da professora Eny Fetter Zambrano.

O grupo
Os encontros do grupo ocorrem quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, para ler contos de autores consagrados em português e espanhol, discutir estilos e enredos e criar e apresentar ao grupo os textos criados para avaliação.

Por: Jussara Lautenschäger
Fonte: diariopopular.com.br