Espaço cultural de Portugal será discutido em Pelotas


Foto: Divulgação DP

Um museu para todos. Independentemente da idade, do grau de conhecimento ou das capacidades físicas. Este conceito ideal de espaço cultural tornou-se realidade em Portugal, através do Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB), inaugurado em 2011, no distrito de Leiria. O modelo, que é referência mundial, será discutido em palestra nesta quarta-feira (27/06/2012), às 19h30min, no auditório da Agência da Lagoa Mirim, em Pelotas, com a professora portuguesa Josélia Maria Neves, responsável por sua idealização. A atividade integra o Encontro sobre inclusão cultural e acessibilidade em museus, que transcorre até sexta-feira com mesas-redondas, sessões temáticas e exibição de filme com audiodescrição.

Foto: Divulgação DP

O case do Museu da Batalha servirá de suporte para o projeto do Museu da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Memorial da Laneira, que também devem ser totalmente acessíveis ou, como sugere Josélia, “museus inclusivos”.

A proposta do encontro, segundo a coordenadora, é propor uma política de museus com eixos norteadores à acessibilidade, fazendo surgir na UFPel e sendo extensiva a todos os museus da cidade. A vinda de Josélia ao evento faz parte de um convênio entre a Universidade e o Instituto Politécnico de Leiria. Também na programação do evento, uma sessão temática em que será apresentado o trabalho de instituições pelotenses que trabalham com grupos de pessoas com deficiência, como Escola Louis Braille, Apae, Centro de Reabilitação de Pelotas, Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas e Escola Especial Professor Alfredo Dub.

Mais um destaque é a exibição do longa-metragem gaúcho Em teu nome…, que terá sessão com audiodescrição. Atores e produtora participarão de debate após o filme. Em todas atividades, a entrada é gratuita. Inscrições pelo e-mail mpt.evento@gmail.com.

Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br