Esquimós lançam compacto com duas faixas inéditas


Nesta última sexta-feira, 18 de novembro, a banda esquimós lançou o compacto “De Ponta-cabeça” pelo selo Escápula Records. O novo trabalho da banda contém duas músicas inéditas: “Vai Dar Pé” e “O Peso Dela Nos Meus Braços”.

“somos esquimós. esquimós do sul. do sul do sul.”
De Pelotas, Rio Grande do Sul, a banda é formada por: César Gularte – bateria e ring ding dong; Joaquim Mota – baixo, guitarra e voz; e Matheus Costa – guitarra e voz. As principais influências da banda vão desde The Beatles e Pink Floyd, à Radiohead, Alt-J e Queens Of The Stone Age, de Os Mutantes e Vitor Ramil, à Apanhador Só e Rodrigo Amarante.

esquimosO compacto representa a ponte entre o primeiro álbum da banda, intitulado “Âncora”, lançado em 2015, e o segundo disco da esquimós, que está previsto para ser lançado em 2017. “De Ponta-cabeça” retrata a mudança de perspectiva na visão da banda em relação a suas composições. Simboliza a mudança e a inversão de ponto de vista, mas ao mesmo tempo a continuidade do trabalho começado em Âncora”, agora sendo refletido de uma forma diferente.

“Vai Dar Pé” representa um convite à ascensão após “Âncora”. A música ainda possui elementos desconstruídos e desapegados de padrões
musicais, mas mostra um lado com mais ritmo, groove e mais denso da esquimós. A letra, escrita por Joaquim Mota, parte justamente da canção “Mós”, que abre o primeiro álbum da banda, e pega a pessoa citada no canto do seu quarto e faz o convite para que ela segure em sua mão, respire fundo e siga em frente. E tudo isso mostra a vontade da banda em ascender e crescer para explorar conceitos e ideias novas em seu trabalho.

“O Peso Dela Nos Meus Braços” mostra uma sonoridade mais leve, com mais cuidados nas nuances e dinâmicas da música, e com uma referência de estética sonora e elementos do jazz. Tanto que a canção conta com a participação do músico jazzista Ottoni de Leon, que gravou baixo acústico na música. A letra, escrita por Joaquim Mota e Matheus Costa, é uma das poucas da esquimós que fala sobre amor em forma de um relacionamento afetivo. A
letra tenta retratar o lado bom em um final de relacionamento: a beleza do tempo que foi passado junto, tudo o que ficou esculpido/gravado de uma pessoa na outra e todos os sentimentos ecoados dentro de cada um nesse espaço de tempo.

“De Ponta-cabeça” foi produzido por Lauro Maia, gravado, mixado e masterizado no A Vapor Estúdio em Pelotas-RS.

Download e streaming em www.esquimos.com.br.

Ficha técnica do compacto “de ponta-cabeça” da banda esquimós:

esquimós é:
César Gularte – bateria e ring ding dong;
Joaquim Mota – baixo, guitarra e voz;
Matheus Costa – guitarra e voz

esquimós – de ponta-cabeça (2016)
1. Vai Dar pé
letra por Joaquim Mota

2. O Peso Dela Nos Meus Braços
letra por Joaquim Mota e Matheus Costa

músicas por esquimós.
produzido por Lauro Maia.
co-produzido por esquimós.
gravado no A Vapor Estúdio por Lauro Maia, Rodrigo “Esmute” Farias e Lucas
Roma.
mixado e masterizado no A Vapor Estúdio por Lauro Maia.
projeto gráfico e fotografias por Matheus Costa.
direção de arte por esquimós.
participação de Ottoni de Leon gravando baixo acústico na faixa 2.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*