Exposição “Hora da Aventura” aberta no EADB em Pelotas


Foto: Divulgação

Mostra apresenta obras são de alunos da Escola ZigZag Quadrinhos.

A Escola ZigZag Quadrinhos comemora através da mostra “Hora da Aventura” a produção das obras produzidas pelos alunos do primeiro semestre de oficinas em exposição até 6 de setembro, no Espaço de Arte Daniel Bellora (EADB). A ideia é capitaneada por Sandro Andrade, formado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela Escola Impacto Quadrinhos de São Paulo, que atua como desenhista, professor e idealizador das oficinas de desenho.

A exposição apresenta os trabalhos de 12 alunos: Andrew de Oliveira, Fábio Braga, Frederico Antunes, Gabriel Marques, Jésus Ferreira Bilharva, João Pedro Louzada, José Antonio Martins, Lui Gill Aquini, Maicon dos Santos Júnior, Pâmela Tanasovichi, Pedro Olavo Muraro e Vanessa Veloso. A primeira frente de produção apresenta a área de ‘laboratório’ dos alunos, com esboços produzidos durante os cinco meses de aula – desde anotações até folhas de papel amassadas que nunca mais seriam usadas. “A outra é o desenvolvimento de uma página de história em quadrinhos, também desde o esboço até a versão final”, explica o professor.

Foi na capital paulista que o pelotense se motivou a criar uma escola, voltada para a arte sequencial. “Ao fazer o curso em São Paulo, os professores de lá me incentivaram a criar minha própria escola em Pelotas”, conta. A ideia de Sandro se tornou possível com a ajuda de Tânia Bellora, proprietária do EADB e parceria no incentivo às oficinas e exposição. “Temos trabalhos de alto nível sendo desenvolvido nesses meses, acredito que o público irá gostar bastante”, avalia Tânia.

A exposição contará ainda com trilhas sonoras de músicas ligadas ao mundo dos quadrinhos e animes. “Os visitantes irão escutar desde abertura de desenhos, aberturas de séries, trilhas sonoras de filmes”, revela. A mostra tem entrada franca e a visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 15 às 20h. O EADB fica na Rua Três de Maio, 1005.

Foto: Divulgação

ESCOLA – A Escola ZigZag Quadrinhos aposta numa didática diferenciada. Com aulas divertidas, os alunos ouvem trilhas sonoras, leem de quadrinhos em grupo, debatem sobre obras. “Dentro disso tratando sempre os quadrinhos com muita seriedade”, salienta. Atualmente, a ZigZag oferece os cursos de História em Quadrinhos, Mangá e Fudamentos de Desenho. Todos com duração de cinco meses. Para 2014, Sandro já adianta algumas ideias. “Faremos o curso História em Quadrinhos II, desde o início focar no projeto do aluno, chegando ao final do curso com uma história pronta”, projeta a durabilidade da escola, pioneira na cidade com foco na arte sequencial.

O curso de História em Quadrinhos aborta os diferentes elementos que fazem parte desta arte. “Os dois primeiros meses são unicamente voltados pro desenho, figura humana, perspectica, luz e sombra, depois estudamos fundamentos de roteiro, agregando outros elementos que ajudem na formação da linguagem e da narrativa visual” explica o professor. As aulas de Mangá são parecidas, porém com desenhos estilizados com características específicas do ramo. “A narrativa visual é praticamente a mesma”, explica. Já o curso de Fundamentos de Desenho foca somente no desenho, estudando anatomia humana, perspectiva, luz e sombra, movimento. “É um curso mais livre, que depende do que o aluno quer desenhar”, esclarece o desenhista.

ALUNOS – Para fazer o curso, basta ter vontade e interesse em desenho ou na arte sequencial. Segundo o professor, a partir do interesse do aluno é possível desenvolver uma grande técnica de desenho. Sua dica é fazer os exercícios dados em aula e praticar em casa o que aprendem em aula. “Temos alunos de 11 até mais de 60 anos de idade, as vezes parece o neto discutindo com o avô um roteiro, uma ideia de história”, relata Sandro. “Da pra começar do zero”, conclui.

Serviço:
Exposição Hora da Aventura
De 26 de agosto a 06 de setembro
Onde: Espaço de Arte Daniel Bellora, na Rua Três de Maio, 1005.
Quando? De segunda a sexta-feira, das 15h às 20h.
Artistas? Andrew de Oliveira, Fábio Braga, Frederico Antunes, Gabriel Marques, Jésus Ferreira Bilharva, João Pedro Louzada, José Antonio Martins, Lui Gill Aquini, Maicon dos Santos Júnior, Pâmela Tanasovichi, Pedro Olavo Muraro e Vanessa Veloso.

Fonte: Gabriela Mazza
SATOLEP PRESS