Mostra do Departamento Nacional do Sesc acontece na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.
Com o objetivo de facilitar o acesso do público brasileiro aos acervos dos museus, o Departamento Nacional do Sesc reproduziu – fotograficamente – pinturas, gravuras e desenhos de Cândido Portinari abordando o trabalho e o jogo. A mostra chega a Caxias do Sul, em abril, e poderá ser conferida, entre os dias 1º e 30 de abril, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima (Rua Doutor Montaury,1333). O horário de visitação é de segunda a sexta das 8h30 às 18h, e aos sábados das 10h às 16h. A atividade integra a programação do Arte Sesc – Cultura por toda parte.
Fruto de uma parceria entre o Sesc e os Museus Castro Maya e o Projeto Portinari, a exposição percorre todo o País, democratizando o acesso à arte. Além de informações estéticas, essa é uma oportunidade para o público sonhar, viver suas fantasias e descobrir que trabalho e jogo podem se fundir num mesmo momento prazeroso.
Tratando-se de Portinari, um artista que retratou sua terra e sua gente, esta exposição busca integrar os conceitos de trabalhar e brincar, e passa para o público a ideia desse movimento constante, acumulador e gerador entre atividades humanas de trabalho/lazer/educação, esperando que chegue o tempo preconizado por Paulo Freire, quando não se estude para trabalhar, nem se trabalhe para estudar.
Os agendamentos de horário para visita com monitoria (segunda a sexta, das 8h30 às 18h, e nos dias 22, 23, 24, 27, 28 e 29, das 19h às 22h), podem ser feitos na Casa da Cultura pelo telefone (54) 3221-3697 ou pessoalmente no local. O filme Portinari do Brasil estará disponível para exibição no mesmo local e pode ser feito agendamento também para esta atividade. O limite máximo é de 45 pessoas por horário de visitação.
Mais informações podem ser obtidas no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462), telefone (54) 3221-5233.
Exposição Cândido Portinari
Período: 1º a 30 de abril (segunda a sexta, das 8h30 às 18h)
Local: Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
Realização: Arte Sesc – Cultura por toda parte
Visita monitorada: Os agendamentos de horário para visita com monitoria (segunda a sexta, das 8h30 às 18h e nos dias 22, 23, 24, 27, 28 e 29, das 19h às 22h), podem ser feitos na Casa da Cultura pelo telefone (54) 3221-3697 ou pessoalmente no local. O filme Portinari do Brasil estará disponível para exibição no mesmo local e pode ser feito agendamento também para esta atividade. O limite máximo é de 45 pessoas por horário de visitação.
Entrada franca
Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.
Fonte: Daniela Heck
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.