Exposição individual “Brumas e Interiores”, de Rafael Pagatini


Detalhe de gravura de Rafael Pagatini

Sala: Galeria do Centro de Artes da UFPel inaugura a exposição Brumas e Interiores, do artista plástico Rafael Pagatini, em 10 de novembro quinta feira, às 18h30min, em meio à programação da Semana Acadêmica das Artes Visuais 2011 do Centro de Artes da UFPel

Detalhe de gravura de Rafael Pagatini

Artista natural de Caxias do Sul e radicado na cidade de Porto Alegre. Atualmente é mestrando em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, possui Bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição. Realizou intercâmbio de estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – Portugal em 2008. Tem experiência em Artes, com ênfase em gravura, atuando principalmente nas relações da gravura com novas tecnologias. Participou de mostras de vídeos, salões e exposições de arte em Porto Alegre e São Paulo, tendo sido selecionado esse ano para o Programa Rumos Artes Visuais 2011-2013 do Itaú Cultural.

“Brumas e Interiores” é uma tentativa de fixar situações que estão em transformação. Assim, utilizando procedimentos como a marca e a transposição da imagem, a memória se apresenta como fio condutor da poética. A partir de fotografias de locais envoltos pela névoa a paisagem cria uma relação entre o velar e o desvelar. Dessa forma, essas imagens são entalhadas na matriz xilográfica e transpostas para um delicado papel japonês, criando uma relação de intersecção entre a gravura e a fotografia, a rigidez da madeira e a leveza da sua impressão.

O texto abaixo que apresenta a exposição é do artista e professor do Centro de Artes/UFPel Ricardo Mello.

“O trabalho de Rafael Pagatini poderia ser entendido como fotografia ou como xilogravura. E de fato, abarca esses meios. Mas extrapola o âmbito tradicional de tais linguagens visuais, uma vez que as emprega em suas intersecções, e suscita a questão: por que deter-se tão lentamente nessa tarefa de reproduzir à mão uma imagem que poderia ser replicada ad infinitum por meios mecânicos? A imagem fotográfica é para nós re-apresentada numa espécie de resquício, e não como reprodução. O que o artista apresenta é uma possibilidade de reconstrução da fotografia, pois ele elabora no computador uma retícula a partir da foto digitalizada. Retícula que, a seguir, imprime para escavá-la manualmente na matriz da madeira. Vemos o que restou do registro visual de um momento percebido por ele, e não o próprio registro. Um momento que fora registrado não só na foto, mas em sua memória, ou seja, o que temos diante de nós é também um resquício de memória”.

A organização e a curadoria da exposição é também de Ricardo Mello.
Haverá conversa aberta com o artista no dia 11 de novembro sexta, às 10h, no auditório do Centro de Artes da UFPel.

O que: Exposição individual “Brumas e Interiores”, de Rafael Pagatini
Abertura: 10 de novembro, quinta-feira, às 18h30 (entrada franca)
Local: A Sala / Galeria do Centro de Artes – UFPEL (Rua Alberto Rosa, 62 – Pelotas/RS)
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h
Encerramento: 9 de dezembro de 2011

Conversa com artista: dia 11 de novembro, sexta-feira, às 10h, no auditório do Centro de Artes (Rua Alberto Rosa, 62 – Pelotas/RS)
Mais informações: www.galeriaiad.blogspot.com e-mail: asala.galeria@gmail.com
Coordenadora da A Sala Galeria: Adriane Hernandez (53.81422408). Contato do curador Ricardo Mello (53.91556316).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*