Exposições Fotox e Voo Solo inauguram no dia 09 de abril na Galeria Mascate em Porto Alegre


Foto: Karine Viana

Mostra individual de D.A.L. e coletiva com nove fotógrafos estreantes integram programação.

Inauguram do dia 09 de abril às 19h as duas novas exposições na Galeria Mascate, indicada ao VIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria Destaque Espaço Institucional, Público ou Privado de Divulgação Artística.

Foto: Karine Viana

Fotox é uma exposição de retratos fora de seu contexto original. O médico e fotógrafo D.A.L. apresenta uma série de 12 fotografias de antes e depois de pacientes que passaram por procedimentos estéticos. Segundo o artista, “O registro da tentativa de paralisar o tempo, vivido como intervenção estética, leva-nos ao questionamento da própria fotografia”.

O doutor precisou esconder-se atrás da câmera, fazendo então nascer o artista, que na fotografia se reapropria do ato estetizante impresso no corpo. Deste modo, até para reforçar a fronteira entre técnica e arte, o médico decidiu amputar seu nome, cedendo ao artista suas iniciais, permitindo que elas atravessassem a ponte que a câmera foi capaz de erguer. Todos os registros foram autorizados pelos fotografados e pelo Conselho de Medicina.

No mesmo dia, inaugura também a mostra Voo Solo, que apresenta nove trabalhos de estreia de Gabriele Argenta, José L., Leonardo Savaris, Karine Viana, Rochele Ben Duarte, Fabio F. Martins, Vini Andrade, Rodrigo Scapini Meurer e Rafa Pires. Os artistas são alunos do Curso de Fotografia da Unisinos, apoiadora da exposição.

As duas mostras seguem até 18 de maio, com entrada franca. A Galeria Mascate funciona de terça a sábado, das 14h às 18h, na Rua Laurindo, 332.

Galeria Mascate
Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho, o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.

O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade.

Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque.

A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações. Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos.

SERVIÇO
Fotox e Voo Slo
Inauguração
09 de abril, 19h
Mostra segue até 18 de maio
Entrada Franca
Galeria Mascate – Rua Laurindo, 332 – Bairro Santana – Porto Alegre – RS
De terça a sábado, das 14h às 18h
Barracoestudio.com.br

Fonte: Bruna Paulin