Porto Alegre ganhou ares cosmopolitas com a circulação de dezenas de artistas, diretores e amantes da sétima arte reunidos para o festival, onde foi lançada a marca FantasFilms.
Entre 17 de maio e três de junho deste ano, a décima quarta edição do Fantaspoa transformou Porto Alegre na capital mundial do cinema fantástico: com mais de 100 convidados de todo o mundo, reuniu algumas das mais talentosas vozes da sétima arte atual, além de personalidades emblemáticas do cinema fantástico. Além das sessões regulares de cinema, o evento promoveu sessões comentadas, workshops e palestras, sessões musicadas ao vivo, festas, confraternizações, mostra itinerante e oficina de produção fílmica em escolas públicas. Grande novidade da edição deste ano, e fomentador da indústria de cinema, o evento de negócios FantasMercado resultou em diversas parcerias entre produtores e realizadores, destacando-se a aquisição do projeto “Skull – a Máscara de Anhangá” pelas empresas norte-americanas Fangoria e Cinestate – responsável por títulos recentes de grandes sucessos, como Rastros de Maldade (Bone Tomahawk), Confronto no Pavilhão 99 (Brawl in Cell Block 99) e o recém-finalizado Puppet Master: The Littlest Reich -, que assinaram a parceria com a Infravermelho Filmes e a Fantaspoa Produções. Entre todas as atividades, o público total do XIV Fantaspoa foi de mais de 9.000 pessoas, o que indica que a concentração das atividades principais em uma sala foi benéfico para o festival.
Em três de junho, antes da sessão de encerramento do festival (que teve a première mundial de “Pedra da Serpente”, longa-metragem dirigido por Fernando Sanches e produzido pela Fantaspoa Produções em parceria com a Sinestesia filmes), foram anunciados os vencedores desta edição, que apresentada pelo Ministério da Cultura e contou com patrocínio do Banrisul. Entre os dias 28 de junho e 11 de julho, o Fantaspoa retornará à Cinemateca Capitólio Petrobras para a Mostra Fantaspoa Revisitado, com a exibição de filmes premiados e destaques do público desta edição.
Além do anúncio dos vencedores, foi lançada a marca FantasFilms que, a partir do segundo semestre de 2018, atuará na distribuição de obras audiovisuais, com foco no gênero fantástico. Um braço da Fantaspoa Produções, a FantasFilms amplia a abrangência da atuação do festival Fantaspoa no que é um de seus primordiais objetivos: dar visibilidade a obras de cunho autoral que dificilmente seriam disponibilizadas em circuito comercial nacional. Neste primeiro momento, a FantasFilms conta com 18 títulos para distribuição em território brasileiro. A marca também atuará como agente de vendas para filmes latino-americanos, com ênfase na divulgação em países fora do continente sul-americano.
Premiados do XIV Fantaspoa:
Curta-Metragens
Júri da ACCIRS (Jurados Adriano de Oliveira e Jaqueline Chala)
Melhor Curta-Metragem Nacional: Casa Cheia, de Caco Nigro
Melhor Curta-Metragem Internacional de Animação: Dead Horses, de
Melhor Curtas-Metragem Internacional em Live Action: empate entre La Fuite, de Damien Stein e The Sound, de Antony Petrou
Júri Oficial (Jurados Armando Fonseca, Kapel Furman e Raphael Borghi)
Melhor Curta-Metragem Nacional: Rosalita, de Luciano de Azevedo
Melhor Curta-Metragem Internacional de Animação: Nocturne, de Anne Breymann
Melhor Curta-Metragem Internacional em Live Action: The Plague, de Guillermo Carbonel
Competição Ibero-Americana
Jurados Pedro Rivero e Rodrigo de Oliveira
Melhor Roteiro: Hernan Aguilar, por Madraza
Melhor Ator: Gustavo Garzón, por Madraza
Melhor Atriz: Luciana Paes, por O Animal Cordial; e Itziar Castro, por Matar a Deus
Melhor Direção: Gabriela Amaral Almeida, por O Animal Cordial
Melhor Filme: Aterrorizados, de Demian Rugna
Competição Internacional
Jurados André Kleinert e Diego Faraone
Contribuição Artística: Errementari, de Paul Urkijo
Menção Honrosa pela Trilha Sonora: The Ranger, de Jenn Wexler
Menção Honrosa pela Originalidade e por persona mais incrível do festival: JJ Weber, por A Próxima Morte
Melhor Banho de Sangue: Puppet Master: The Littlest Reich, de Sonny Laguna, Tommy Wiklund
Melhor Direção de Arte: Hagazussa, de Lukas Feigelfeld
Melhores Efeitos Especiais: The Endless, de Justin Benson e Aaron Moorhead
Melhor Roteiro: Justin P. Lange, por the Dark
Melhor Atriz: Luana Veliz, por Luz
Melhor Ator: Thomas Aske Berg, por Vidar, o Vampiro
Melhor Diretor: Bertrand Mandico, de Os Garotos Selvagens
Melhor Filme: Plano Sequência dos Mortos, de Shin’ichirô Ueda
XIV FANTASPOA
Apresentação: Ministério da Cultura
Patrocínio: BRDE e Banrisul
Curadoria: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho
Realização: Fantaspoa Produções
Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário