Felipe Campal participa de duas exposições no Festival de Fotojornalismo de Brasília


Felipe Campal
Felipe Campal

Fotógrafo gaúcho, Felipe Campal marca presença nas exposições “Cenário da Emergência Climática” no Espaço Cultural Renato Russo, e “Painel da Emergência Climática” na calçada da Escola Parque 308 Sul, ambas durante o Festival de Fotojornalismo de Brasília.

O projeto FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao fotojornalismo no Brasil. Sua programação em 2024 é híbrida, combinando eventos presenciais e online, e aborda desafios relacionados à moradia, permanência e mudanças, explora questões contemporâneas como conflitos, a crise climática e seus impactos na vida e no planeta.

Felipe Campal

Natural dos Campos Neutrais. Nascido no município de Santa Vitória do Palmar em 1984. Felipe habita a cidade de Pelotas desde 2002 e nos últimos quatro anos mora no Balneário Laranjal. Estes territórios permeiam a subjetividade do artista e servem de matéria-prima para suas fotografias.

Além do aprendizado acadêmico, convive com fotógrafos e entusiastas da fotografia desde a infância. Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas, estudou Criatividade e estratégias na fotografia contemporânea na EFTI em Madrid, curso criado e ministrado pelo fotógrafo, artista e psicoterapeuta gestalt espanhol Javier Vallhonrat.

“Cenário da Emergência Climática”

A exposição no Espaço Cultural Renato Russo apresenta 60 fotografias selecionadas através da convocatória, que capturam e refletem a crise climática em diversas partes do país. Cada fotografia foi escolhida por seu poder de revelar a urgência das questões ambientais, oferecendo uma visão abrangente dos impactos e desafios enfrentados em diferentes regiões. 

Essas imagens não apenas documentam a realidade, mas também criam um cenário imagético nos tecidos expostos, sensibilizando o público de maneira visceral. A exposição visa provocar uma reflexão profunda sobre a crise climática, ao mesmo tempo que inspira uma maior consciência e ação.

Localizado na W3 Sul, em Brasília, o Espaço Cultural Renato Russo é um renomado centro para as artes, situado em um prédio histórico conhecido por sua atmosfera vibrante e inspiradora. O local oferece um ambiente ideal para a exposição, promovendo o engajamento comunitário e a amplificação de vozes diversas.

Período: 30/08 a 29/09

Painel da Emergência Climática

A exposição transforma a calçada da Escola Parque 308 Sul em uma galeria ao ar livre, prestando homenagem a Anísio Teixeira, que sempre defendeu uma educação democrática, acessível e universal. Localizada na 307/308 da Asa Sul, uma quadra modelo do projeto urbanístico de Lúcio Costa com paisagismo de Burle Marx, a instituição é vizinha da Igrejinha, templo revestido com azulejos de Athos Bulcão.

Composta por 50 painéis de fotografias selecionadas através da convocatória, a exposição retrata a crise climática através de uma ampla gama de impactos ambientais. As imagens abordam tragédias recentes no Rio Grande do Sul, a seca extrema na Amazônia, queimadas devastadoras e o derretimento acelerado do gelo na Antártida, além de outros. 

Este projeto busca democratizar o acesso à fotografia e fomentar a inclusividade cultural e o engajamento comunitário. Utilizando estruturas temporárias em espaços públicos, a exposição transforma as ruas da cidade em galerias acessíveis a todos, quebrando barreiras tradicionais e integrando a arte ao cotidiano urbano.

Período: 30/08 a 29/09

Leia também: Município abre edital para poltronas e caixa cênica do Theatro Sete de Abril

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*