A Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de Pelotas começará mais amarga para os visitantes neste ano. Por decisão da organização, o ingresso deixará de dar direito a um doce grátis, como tradicionalmente ocorria.
Embora a ideia tenha sido cogitada na edição passada, o anúncio da mudança causou incômodo às doceiras que participam da feira. Kris Fernandes, presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, calcula que cada doceira vai vender 30% a menos com a medida.
– A maioria dos doceiros desaprovou a ideia. A Fenadoce foi feita em cima dessa ação, já é algo bem tradicional, e agora vamos ter de pensar em outra forma de chamar o visitante – preocupa-se Maria Helena Lubkejeske, proprietária de uma doçaria em Capão do Leão.
De acordo com Enio Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), instituição organizadora do evento, a mudança foi ocasionada principalmente pela escolha de não aumentar em R$ 2 o valor do ingresso, fixado em R$ 5.
– Estamos com o mesmo valor de ingresso há cinco anos, e o preço das iguarias vem subindo. Além disso, 20% dos doces grátis da última edição não foram retirados – justifica.
Sancler Ebert
Leia a matéria completa no Pelotas Mais.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.