O Festival de Circo de Pelotas é um sonho antigo do Grupo Tholl. A trupe participou de diversos eventos semelhantes pelo Brasil, como em Recife, São Paulo e Porto Alegre, sempre pensando em fazer algo do gênero. Com tal intenção, o Tholl participou de edital da Secretaria de Cultura de Pelotas, sendo agraciado com o investimento financeiro para parte da programação, a ser desenvolvida de 18 a 22 de novembro.
O evento pretende convidar a sociedade a vivenciar o circo por inteiro, através de intensa programação formativa como oficinas, diálogos sobre circo e políticas culturais e ainda apresentações em bairros, centro e praças, entre outros. Durante os cinco dias do Festival, o palco principal do circo será o Centro de Treinamento Tholl, porém, a arte circense será levada para os bairros, com apresentações e oficinas, democratizando o acesso e imbuindo, principalmente nos jovens, o gosto por esta arte milenar.
Acreditando que é preciso descentralizar a cultura, o Tholl levará parte das oficinas para locais mais distantes e carentes de cultura, como a Colônia de Pescadores Z-3 e outros bairros afastados da área central. Além das oficinas nos bairros, serão apresentadas oito performances pela cidade, em locais não convencionais, como hospital, fila de banco e Café Aquários, como forma de levar arte ao povo.
Faz-se necessário capacitar e qualificar novos artistas para a linguagem circense, para isso, durante o Festival, serão oferecidas oficinas de técnicas de nível intermediário (tecido aéreo e báscula), para que os artistas aprimorem os seus conhecimentos, bem como serão ofertadas oficinas de técnicas iniciantes (mágica, corda bamba, trampolim e mastro chinês), dando oportunidade à formação de novos artistas.
Durante as cinco noites do Festival de Circo de Pelotas, o Centro de Treinamento Tholl será aberto ao público, a preços populares, para as apresentações de Gala do Circo. Ao todo, serão 40 performances apresentadas, entre números do Grupo Tholl, criados especialmente para o Festival, e também de outros artistas, inscritos previamente. Como fomento à criação de público apreciador de circo e de futuros artistas, e acreditando sempre na cultura feita para todos, a programação contará com 85% de atividades gratuitas, sendo: oficinas nos bairros, oficinas no Grupo Tholl, apresentações nos bairros, conversas sobre políticas culturais voltadas ao circo. O espetáculo Exotique, do Grupo Tholl, estará encerrando o Festival, dia 22, às 20h30min, no Ginásio do Sesi.
O pessoal que trabalha com circo, teatro ou dança poderá fazer a inscrição de performances entre três e oito minutos para o Festival de Gala, integrante do Festival de Circo de Pelotas até o dia 30 de outubro pelo email festivaldecircodepelotas@gmail.com. Cada performance selecionada receberá ajuda de custo simbólica de R$100,00 e disputará o troféu Melhor da Noite e a quantia de R$1.000,00
O Festival de Circo de Pelotas recebe apoio do Expresso Embaixador, Central da Costura, Senac, Doces Imperatriz, M. Tower Apart Hotel, CDL, Sindilojas, Gelei, Celsom, Mapelli Vídeos, Juliano Kirinus Fotografia e RBS TV, com financiamento da Secretaria de Cultura de Pelotas.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.