Festival de música instrumental será realizado em fevereiro no Brasil e no Uruguai


O 2º Calaguala Jazz Festival já está chegando. Neste ano, o evento de música instrumental será realizado nos dias 3 e 4 de fevereiro, com um diferencial em relação à primeira edição: terá duas sedes, em dois países diferentes. O motivo é a busca pelo fortalecimento do intercâmbio cultural entre o Brasil e o Uruguai. As atrações serão gratuitas e terão início às 20h30.

As atividades do primeiro dia, sexta-feira (3), serão na Barra do Chuí (Museu Atelier Barra do Chuí – Rua Uruguai, 2000), no extremo sul do Brasil. A agenda prevista inclui uma oficina de samba, ministrada pelo percussionista Giovani Berti e pelo cantor e violonista Leonardo Ribeiro, e dois shows – um da banda uruguaia de candombe Sale con Fritas e outro do grupo gaúcho Quartchêto.

No segundo dia, sábado (4), o festival será no centro de Punta del Diablo, no Uruguai, a cerca de 40 quilômetros de distância do Chuí. Uma oficina de candombe com o percussionista Pollo Piriz e a cantora Berta Pereira dará início ao evento no local. O candombe é um estilo musical tradicionalmente uruguaio, oriundo dos escravos trazidos da África, que é calcado, sobretudo, nos tambores. Depois da oficina, haverá apresentação do saxofonista gaúcho Claudio Sander e, após, do Cuarteto de Jazz Punta del Este.

A Praia Barra do Chuí fica no extremo sul do Brasil, e é local de veraneio tanto de brasileiros quanto de uruguaios. Possui uma faixa litorânea de cerca de 17 quilômetros, onde podem ser vistos molhes, dunas e vegetação. Dentre as atrações turísticas, estão o Farol da Barra do Chuí, passeios históricos pela região e freeshops.

Punta del Diablo é um dos principais balneários do Uruguai, recebendo turistas brasileiros, argentinos e europeus. A praia situa-se ao lado do Parque Nacional de Santa Tereza, e é conhecida por sua preservação ambiental e pelo povoado composto por pescadores e artesãos.

Confira abaixo a programação completa:

3 de fevereiro/sexta – Barra do Chuí, Brasil
20h30 – Oficina de samba com Giovani Berti e Leonardo Ribeiro
22h – Sale con Fritas (La Paloma-UY)
23h30 – Quartchêto (Porto Alegre-BR)

4 de fevereiro/sábado – Punta Del Diablo, Uruguai
20h30 – Oficina de candombe com Pollo Piriz y Berta Pereira
22h – Claudio Sander (Porto Alegre-BR)
23h30 – Cuarteto de Jazz Punta del Este (Punta del Este-UY)