A 2ª edição do Festival de Cinema Manuel Padeiro de Cinema e Animação ainda não teve início mais já movimenta o Parque da Baronesa, sede do evento, que acontece entre os dias 1º e 4 de dezembro. Nesta sexta-feira (26) o grupo de organizadores do Festival esteve no Parque, ocasião em que realizou a entrega e a instalação de 10 lixeiras que serão usadas durante o evento e posteriormente permanecerão no Parque para uso da comunidade. Esta é uma das ações de contrapartida, dentro do Projeto de revitalização daquele espaço.
A entrega e instalação das lixeiras contou com a presença do titular da Secretaria de Cultura local (Secult), Mogar Pagana Xavier, ato que reforça a parceria firmada entre Poder Público e Organização do Festival, e que teve início na primeira edição do evento, no ano passado.
Para o titular da Secult esta edição do Festival de Cinema tem tudo para superar as expectativas: “Desde a 1ª edição, tanto Poder Público quanto organizadores do evento vem ampliando os investimentos para a realização do Festival. A Prefeitura, por intermédio do Theatro Sete de Abril e Secult, imediatamente após ser contatada pela organização, se posicionou ao lado destes jovens empreendedores culturais, e nesta segunda edição, além da cessão do espaço, estamos apoiando a realização por meio de outras ações de logística, como é o caso da manutenção dos jardins e gramados do Parque, instalação de pirâmides e de sanitários químicos, vigilância do local, limpeza do Parque e outras ações que julgamos necessárias para o bom andamento do evento”, explicou Xavier.
Quanto à expectativa com relação a esta segunda edição, o Produtor Executivo do Festival, João Eduardo Keiber, o Duda, se mostra entusiasmado: “Estou muito feliz pois, até este momento, tudo o que havíamos programado tem dado certo. Foram meses de intenso trabalho desde o final da 1ª edição. Neste período ampliamos nosso leque de ações, de investimentos, conquistamos novas e importantes parcerias, cada uma delas dentro de suas possibilidades, fazendo sua parte. Quanto ao local de realização, acredito que o Parque da Baronesa, a exemplo da Trilha Jardim, local escolhido para a realização da 1ª edição, passam uma energia muito positiva que não sei definir com palavras, mais posso sentir”, salienta ele.
Além da programação que envolve a exibição dos trabalhos cinematográficos, uma série de outras atrações estão programadas para acontecer paralelamente, como é o caso da recepção ao público, realizada por integrantes do Grupo Tholl, Espaço-Arte Manuel Padeiro, que apresentará obras do artista plástico Zezinho dos Santos, e projeção de imagens, praça de alimentação e bazar, serviços de massoterapeutas, cenários de luz e o acendimento de uma fogueira simbólica durante todos os dias de realização do festival. O ato é uma homenagem e reverência à memória dos escravos, seguidores de Manuel Padeiro. Além destas, a organização preparou ainda atrações diferentes para cada uma das noites de exibição:
Confira:
– 01/12 – 19h30 – Exibição Hors Concours do curta-metragem Marcovaldo.
– 02/12 – 19h30 – Oficina e Apresentação de Capoeira com o Grupo Amigos da Capoeira Angola- Academia Spazio.
– 03/12 – 19h30 – Apresentação de dança com o Grupo Odara e edição especial do projeto Poesia no Bar, junto ao Espaço Fondo Blanco.
– 04/12 – 19h30 – Cerimônia de Premiação, no auditório D. Antônio Záttera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel); às 23h, no Theatro Guarany, acontece festa de encerramento da 2ª edição do Festival, com Jam Session de músicos locais.
A 2ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação é uma realização da Gaia Cultura e Arte e do Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Sanep, Theatro Sete de Abril, UCPel, Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (IECINE), Fundacine, Instituto Brasileiro do Audiovisual Cinema Internet e Música (IBRACIM) e patrocínio master da empresa Girando Sol. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Jorge Gonçalves – 6117
____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.