A fase agora é de seleção. Depois de algumas intempéries, como a prorrogação do prazo de inscrições e adiamento da data da 3ª edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, o evento deslancha com a resposta positiva, mais uma vez, dos produtores cinematográficos de 40 cidades espalhadas em 15 estados do Brasil. Ao todo foram 150 curtas-metragem enviados para a seletiva da mostra competitiva que ocorre entre os dias 11 e 14 de abril, no Parque Museu da Baronesa.
O produtor executivo Duda Keiber observa a redução no número de inscritos em relação ao ano passado – 209 para 150, mas ressalta a dimensão do projeto. Um dos fatores pode estar ligado à restrição imposta pelo Festival em limitar a inscrição de uma obra por categoria, que são animação, videoclipe, documentário, curta-metragem ficção e vídeo universitário. “Antes tínhamos várias produções do mesmo autor”, comenta Keiber, que diz acreditar que isto possa qualificar o material inscrito.
Com a produção cinematográfica em alta no Brasil, a proposta dos idealizadores é estimular a produção local e manter Pelotas na rota dos grandes Festivais de Cinema do país, além de tornar o município um polo de discussões acerca da sétima arte.
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.