Evento conta com financiamento Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RS, patrocínio das Tintas Renner by PPG e apoio Elev Energy Drink
O primeiro festival de muralismo e arte pública de Porto Alegre já realizou três edições e conta com 13 obras no Centro Histórico e Cidade Baixa proporciona ações inéditas de tecnologia e acessibilidade
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Na manhã desta quarta-feira, 12 de fevereiro, o festival Olhe Pra Cima apresenta em evento para convidados os resultados da edição de 2024, que contou com a pintura de quatro murais no Centro Histórico, além de uma ação social no bairro Sarandi. Na ocasião, serão lançadas duas novidades: filtros de realidade aumentada dos 13 murais entregues ao longo das suas três edições e ações de acessibilidade para pessoas cegas e de baixa visão, com audiodescrição das obras.
Buscando aproximar a tecnologia a projetos de arte, o Olhe Pra Cima oferece uma iniciativa inédita ao público, disponibilizando uma experiência de realidade aumentada em todo o seu acervo de arte pública. A partir desta semana o público poderá interagir com os murais através do celular, acessando através do site do projeto e pelo perfil no Instagram filtros que, posicionados em frente às pinturas, apresentam uma animação digital feita pelos artistas que assinam as obras dos murais. “Essa funcionalidade vai enriquecer ainda mais nossas caminhadas guiadas que ocorrem de forma gratuita”, revela Vinicius Amorim, curador e criador do festival.
A segunda novidade promove a inclusão de pessoas cegas e com visão reduzida, trazendo a audiodescrição dos 15 murais do acervo do projeto. “É um passo muito importante, onde vamos incluir o único público que não tinha contato com o nosso festival”, afirma. As faixas de audiodescrição estarão disponíveis no YouTube do projeto, organizadas em uma única playlist. O trabalho foi realizado pela Imaginativa Acessibilidade e Educação, coordenada por Milena Schneid Eich, Dra. em Educação (UCS) e Especialista em Audiodescrição (UECE). “O YouTube é considerado uma das plataformas de conteúdo mais acessíveis para os cegos e pessoas com visão reduzida, porque através de aplicativos para o celular é possível navegar pela plataforma com facilidade e encontrar o respectivo conteúdo”, conta Milena. O material também estará disponível no site www.olhepracima.com.br/audiodescricao e também no instagram do projeto
No sábado, 15 de fevereiro, às 9h30min (com 3 horas de duração) ocorre a primeira edição do tour pelos murais com acessibilidade, a bordo do ônibus da linha turismo Porto Alegre, com ponto de embarque na Casa de Cultura Mário Quintana. Serão disponibilizadas 22 vagas para pessoas com deficiência visual e um acompanhante, e as reservas gratuitas devem ser realizadas pelo telefone (51) 98230-1279.
O festival Olhe Pra Cima foi idealizado em 2021 com o objetivo de transformar Porto Alegre em uma verdadeira Galeria de Arte a céu aberto, dando o pontapé inicial no movimento de muralismo na capital dos gaúchos. Até hoje já foram mais de 6 mil m2 de intervenções artísticas pela cidade em 13 murais gigantes pintados por 27 artistas e 3 causas sociais apoiadas.
Ação no Sarandi contou com dez artistas
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Durante o mês de janeiro o festival promoveu uma ação social no bairro Sarandi, local gravemente atingido pelas enchentes de 2024. Nas edições de 2021 e 2022, o Festival Olhe pra Cima realizou duas ações sociais: a pintura de mural no Território Ilhota e na fachada da Casa de Acolhimento Mulheres Mirabal. A ação promove uma intervenção artística coletiva assinada por 10 artistas juntamente com o Coletivo Abrigo, uma organização de educação, cultura, esporte e assistência social fundada em 2015.
O Coletivo Abrigo, foi o idealizador do projeto Viva Elizabeth: Diálogos que transformam a vila, é uma rota turística de graffiti localizada na periferia de Porto Alegre, na Vila Elizabeth, inspirado na Comuna 13 de Medellín. Com quase 2km de extensão, essa iniciativa reúne a expressão artística de 36 artistas, transformando a comunidade em uma vibrante galeria de arte a céu aberto. Além de estimular o turismo periférico, o projeto busca descentralizar os investimentos em cultura, impulsionar a economia local e celebrar a identidade cultural única da região.
O Festival selecionou através de convocatória 10 artistas: Ana Rebellatto (Porto Alegre), Apa (Caxias do Sul), Asnoum (Pelotas), Brenda Klein (Porto Alegre), Felipe Talu (Macaé), Gustavo Assarian (Porto Alegre), Mitti Mendonça (Porto Alegre), Tio Trampo (Porto Alegre), Zafa (Joinville), Zack (Florianópolis). “A preocupação social sempre esteve presente em nosso festival, porque nosso objetivo também é aproximar a arte daqueles que estão muito distantes dela, como os bairros periféricos com vulnerabilidade social”, declara Amorim.
O grupo promoveu a pintura de uma obra de 200m2, utilizando 100 litros de tintas e vernizes da marca Tintas Renner by PPG.
Festival já soma mais de 6 mil m2 de intervenções artísticas pelo município
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O primeiro festival de muralismo e arte pública de Porto Alegre, o Festival Olhe pra Cima, promove sua terceira edição com ações que iniciaram em novembro de 2024, com a pintura de quatro empenas, totalizando 13 obras em prédios no Centro Histórico e Cidade Baixa, somando mais de 6 mil m2 de intervenções artísticas pelo município. Para esta edição, o projeto convidou os artistas Pamela Zorn, Cacau Weimer, Tiago Berao e Xadalu Tupã Jekupé que transformaram as fachadas de prédios nas ruas dos Andradas, Jerônimo Coelho e Coronel Genuíno em telas.
Com financiamento Pró-Cultura RS – Governo do Estado do RS, patrocínio Tintas Renner e apoio Elev Energy Drink, o festival iniciou as pinturas das cinco intervenções artísticas a partir de 12 de novembro, iniciando por Pamela Zorn, que ocupaou a fachada na rua Coronel Genuíno. Cada mural leva em torno de 20 dias para ser pintado, dependendo de questões como clima e complexidade de cada desenho. Foram mais de 1.200 litros de tintas e vernizes da marca Tintas Renner by PPG utilizados no total. Em torno de 60 profissionais estão envolvidos no projeto, entre artistas, assistentes, produtores, técnicos, engenheiros e bombeiros, entre outros.
“Nossa meta é alcançar o máximo de regiões possíveis ao longo dos anos. Sabemos que essa mudança na paisagem urbana vai para além de revitalizar os prédios, pois traz transformações de impacto social: a arte pública promove na comunidade o desenvolvimento conjunto econômico, cultural e social, e para o indivíduo, os benefícios podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo, psicológico e também nos laços interpessoais. O projeto visa resgatar a sensação de pertencimento da comunidade, deixando para trás a sensação de que as vias públicas são meras passagens, mas sim espaço de arte, reflexão, beleza e contemplação”, declara o Gestor Cultural, responsável no sul do país pelo projeto canadense – Art Battle – maior competição de pintura ao vivo do mundo e que ocorre desde 2016 em Porto Alegre.
Para mais informações, acesse www.olhepracima.com.br | www.instagram.com/olhepracima.art
FESTIVAL OLHE PRA CIMA – LANÇAMENTO DE AÇÕES ACESSÍVEIS E FILTROS DE REALIDADE AUMENTADA
A partir de 12 de fevereiro, nos canais do projeto www.olhepracima.com.br | www.instagram.com/olhepracima.art | www.youtube.com/@FestivalOlhePraCima
Saiba Mais:
A Tintas Renner by PPG é uma marca consolidada no sul do país e expande sua presença no mercado nacional. É reconhecida por diversas premiações da região, entre elas o Top of Mind, da Revista Amanhã, e o Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio. Apresenta mais de 2.000 cores através do sistema tintométrico “Voice of Colour“ e o mais completo portfólio de produtos para proteger e embelezar ambientes. Faz parte do grupo PPG, que é referência global em tintas, corantes e especialidades nos segmentos industrial, de manutenção e comercial. Com modelos inovadores e gestão de excelência, a Tintas Renner by PPG concretiza seu diferencial conectando-se à vida das pessoas. Entre as principais linhas da Tintas Renner by PPG está a Rekolor Gold, composta por acrílicos super premium de alta performance. Acompanhe a Tintas Renner by PPG no site oficial e nas redes sociais: www.tintasrenner-deco.com.br / @tintasrennerbr.
Elev Energy Drink – Os energéticos Elev são os combustíveis oficiais dos rolês infinitos e da inspiração sem fim. A marca, lançada em 2017, foi revolucionada em 2022, passando a patrocinar e dar visibilidade a artistas urbanos e eventos que promovam música, arte, dança e toda expressão que une o humano à cidade. Este novo momento não é uma fase, é o atestado de maturidade de uma marca que chegou na cena para ficar. Experimente Elev Energy Drink, o energético da Fruki Bebidas, e sinta o sabor do infinito.
Vinicius Amorim é bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela PUCRS, atuou por mais de 10 anos com marketing promocional, planejamento e concepção de projetos, em agências e produtoras de eventos. Em uma temporada de dois anos em Barcelona, na Espanha, conectou-se com o universo cultural e do entretenimento. Em 2014, começou a desenvolver projetos com foco nas artes visuais.
É curador e produtor executivo no Sul do Brasil pelo projeto canadense “Art Battle”, maior competição de pintura ao vivo do mundo. Foi responsável pela Fábrica São Geraldo, galeria de arte, estúdio e espaço multiuso para iniciativas culturais, localizada no 4º Distrito de Porto Alegre (RS) – que, durante três anos, ressignificou um antigo galpão abandonado através da arte.
Atualmente, está à frente da Pólen – Arte em Movimento, ecossistema de arte que atua na concepção, curadoria, produção e elaboração de projetos do universo cultural e leis de incentivo à cultura.
![Bruna Paulin](https://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-17.14.58.jpeg)
Bruna Paulin é jornalista e mestre em comunicação à frente da Assessoria de Flor em Flor desde 2011
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