Por: Isabelle Domingues
Os apaixonados por cinema já podem ir se preparando, pois, no próximo dia 13 até 17 de abril, Pelotas irá receber o Frisson – Panorama de Cinema de Pelotas. Trata-se de uma amostra independente e gratuita de cinema que ocorrerá na Lagoa Mirim, Rua Lobo da Costa, 447.
O projeto tem como idealizadores o maranhense Lucas Sá, estudante de Cinema da Universidade Federal de Pelotas e Guilherme Lucas, do curso de Relações Internacionais, na mesma instituição. Os dois já haviam realizado uma outra amostra, chamada “A.RUA.CINE”, aberta ao público e exibida na rua Uruguai, nas mediações do Porto. Com o sucesso do evento, decidiram repetir o feito anterior.
O desejo de trazer os grandes festivais de cinema nacional e cultivar o olhar crítico da comunidade academica e profissionais, em geral, é a principal motivação da dupla. Para eles, filmes com temáticas de gênero híbrido, mais documental, tem uma dificuldade maior de serem inseridos no mercado. Consideram que o Rio Grande do sul está fora desse eixo e que, em Pelotas, esse tipo de filme, voltado para o experimental, conceitual e de arte, não chega. “Como tem uma faculdade de Cinema aqui, é uma falta muito grande que os próprios alunos sentem de ver esses filmes, que passam nas capitais, mas aqui não chegam. A população das redondezas também não os vê”, observa Lucas.
Para a abertura da amostra, o filme escolhido foi “Ventos de Agosto”. Em estilo documentário/ficção, o preferido de Sá, conta a história de um “catador de ventos” lançando-se em mais uma de suas aventuras. No entanto, dessa vez, o mar não fora tão amistoso com o personagem ao sugar seu corpo e devolvê-lo, sem vida, às margens de uma ilha. A obra retrata o modo como os habitantes da aldeia local lidam com esse morto. No enredo, surge ainda, a relação de amor entre os catadores de côco interpretados por Gabriel Mascaro e Dandara de Moraes, atriz global premiada, em Brasilia, por seu trabalho nesse filme.
Lucas Sá já conta com oito filmes em seu currículo. Todos exibidos em festivais no Brasil e no exterior. Atualmente, ele e Guilherme Lucas estão trabalhando em seu novo projeto, chamado “Entre Corpos. A trama retrata o dia-a-dia da personagem, vivida pela atriz pelotense Gisele Gautier, dentro de uma funerária. “ Se trata de ficçionalizar uma realidade que já existe, além de um pouco de cultura pop”, diz o diretor.
E enquanto “Entre Corpos” não chega, vamos aproveitar para assistir a coletânea de filmes escolhidas para a amostra Frisson e as diferentes temáticas e gêneros trazidos para o evento. Cinema, muito antes de ser arte, também encontra o seu aporte na crítica social e na reflexão a respeito do mundo em que vivemos, contribuindo assim, para um futuro melhor.
Para maiores informações a respeito da programação, visite no facebook.com.
Entrevista Lucas Sá/Guilherme Lucas por Maria Bonita Comunicação: