Galeria de Arte Bublitz apresenta Abstratos de Kenji Fukuda em Porto Alegre


Fukuda conquistou o reconhecimento do público e da crítica do Brasil e do mundo.

Celebrações dos 25 anos da Galeria, ao longo do ano, incluem mostra individuais de Erico Santos, Victor Hugo Porto e Marcelo Hubner.

Porto Alegre, 5 de maio de 2014 – A Galeria de Arte Bublitz, que está comemorando 25 anos em 2014, dá continuidade ao calendário de exposições. Kenji Fukuda, que é responsável pela segunda mostra do ano, nasceu em Indiana, São Paulo, em 1943. Com expressiva carreira internacional – 1985 expôs em Berlim na Alemanha; 1989 no Espace Laser – Art em Paris, França; 1990 na Brazilian Art Exhibit na Laguna Beach- Miranda Gallery em Los Angeles nos Estados Unidos – o artista plástico apresenta um recorte com 20 obras nesta exposição que inaugura no sábado, em 10 de maio, a partir das 11h.

Kenji Fukuda não ingressou na profissão por acaso. Filho do também artista plástico Tamotsu Fukuda, um dos imigrantes japoneses pioneiros no Brasil, ele mesmo admite que o dom é “genético”. Influenciado pelo pai, aos 12 anos começou a dar as primeiras pinceladas no mundo das artes, rascunhos que viriam a transformá-lo em um dos artistas nisseis mais influentes e importantes do Brasil.

Fukuda tem como seu esporte favorito o golfe. O artista vive em Curitiba e todos os dias pela manhã pratica essa modalidade no Clube Curitibano.

A identificação de Kenji Fukuda com a pintura abstrata, linha-mãe seguida por ele a partir dos 35 anos, veio não só como o amadurecimento cronológico, mas principalmente profissional. Antes de se lançar ao abstrato, Fukuda passou por uma longa fase figurativa, retratando, especialmente, paisagens, natureza morta e marinha.

A sensibilidade nipônica está presente em todos os quadros do artista, apesar de não haver uma explicação fundamentada para isto. As obras que, sem exceção, marcam os ambientes com cores fortes e intensas, podem ser apreciadas pelo público nas mais importantes galerias do País.

O talento de Kenji Fukuda para a escultura é igualmente proporcional ao dom do artista para a pintura. E foi justamente no campo da escultura que seu nome foi imortalizado no Brasil, em 2007. Fukuda foi o responsável pela criação do monumento comemorativo aos Jogos Pan-Americanos, do Rio de Janeiro. A obra, localizada na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tem 15 metros de altura e pesa cinco toneladas. Ela foi produzida durante cinco meses em Curitiba, onde o artista tem um atelier, e transportada de carreta para o Rio de Janeiro.

Para Fukuda, o convite para a realização desta obra representou o reconhecimento pleno de seu trabalho como artista plástico brasileiro. “Ser convidado para confeccionar a escultura comemorativa de um evento que ficou marcado na história do Brasil, é o maior presente que um artista pode receber e eu me sinto muito honrado e orgulhoso por isso”, conclui.

Abstratos de Kenji Fukuda
De 10 até 31 de maio
Vernissage em 10/5, a partir das 11h
Galeria de Arte Bublitz
Av. Neusa Brizola, 143
Segundas às sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h
Telefone 51 | 3029.0109

Fonte: Mariele Salgado