Geninho e banda no João Gilberto bar em Pelotas


Eugenio Carlos Vieira Farias, mais conhecido por Geninho, nasceu em Pelotas dia 27 de novembro de 1961. Sua relação com a música começou aos 13 anos, quando aprendeu a tocar violão sozinho e começou a participar de programas de calouros nas rádios da cidade. A vocação para escrever suas canções despertou aos 19 anos quando compôs Não Me Iludo Mais, daí por diante nunca mais parou. Sua trajetória está recheada de composições românticas influenciadas pelas músicas de Roberto Carlos, Tim Maia e Bebeto e atualmente suas referências são Alexandre Pires e o cantor Belo.

Contudo, sua popularidade maior vem das criações de sambas enredo para o carnaval de Pelotas desde os anos 80. Essa paixão teve início a partir de 1983 e dura até hoje, pontuando esse quesito sempre com nota máxima nas escolas por onde passou. Iniciou a carreira de compositor e intérprete com a escola infantil Mocidade da Várzea, passando pela Academia do Samba, Unidos do Fragata, Ramiro Barcelos, Rosa Imperial, Imperadores da Guabiroba, General Telles e atualmente pertence à atual Tri Campeã do carnaval de Pelotas, Estação Primeira do Areal, há nove anos. Consta em seu currículo em torno de 22 composições de sambas enredo, todos premiados entre os primeiros lugares, tendo recebido vários troféus da imprensa e prefeitura municipal pelo reconhecimento de sua atuação como sambista, além de 16 swings românticos.

Destacou-se, ainda, como intérprete oficial da Banda Bandalha e participou à frente da Banda de Baile Sal de Frutas, ambas por mais de dez anos, nessa última interpretando repertório variado. Tem em sua trajetória a participação em vários festivais musicais inclusive fora do estado, com inúmeras premiações, tanto como intérprete como compositor. Foi o fundador da primeira banda de reggae do estado, chamada Africa’s, na qual foi vocalista e percussionista por seis anos.

Atualmente continua sua carreira como intérprete e compositor de samba enredo no carnaval pelotense onde pretende continuar ainda por muito tempo, mas a partir desse ano investe mais a fundo em sua carreira solo como cantor e compositor, com planos de lançar seu trabalho autoral em CD e realizar seus shows por Pelotas e região, e para isso conta com a organização da sua produtora Maxi Eventos.

Com muita alegria e swing, Geninho, que é um dos mais conhecidos nomes do carnaval de Pelotas, reúne alguns de seus sucessos autorais mesclados com as canções que mais gosta de cantar em shows comemorativos aos 30 anos de carreira, ANDANÇAS. O primeiro show acontece dia 18 de dezembro, quarta-feira, no Bar e Champanharia João Gilberto, e conta ainda com a participação da Velha Guarda da Confraria, além de apresentação especial de samba de gafieira pela Cia da Dança, finalizando com uma Roda de Samba comandada por Paulinho Oliveira. No evento o artista resgata clássicos do samba de várias épocas, homenageando grandes compositores, traz suas composições românticas preferidas e, ainda, seus sambas enredo que marcaram a história do carnaval da cidade encerrando com uma seleção de pagodes que deixaram saudade. Os demais shows estão sendo preparados para o início do ano com convidados especiais, coreografias surpresas e o tradicional esquenta já na expectativa para o carnaval de 2014. Maiores informações com a Maxi Eventos: 3028 3067 ou 8404 3621.

Fonte: Maxi Eventos