Referência para gerações de ilustradores, a artista colaborou com o Pasquim na década de 70 e é ilustradora na Folha de São Paulo.
Jaguar e Ziraldo estão entre seus amigos desde os (bons) tempos do Pasquim, época em que a ilustradora Mariza Dias conheceu aquele que se tornou o seu maior parceiro no jornalismo: Paulo Francis. Pois essa parceria fez história nas páginas de quartas e sábados na Ilustrada, suplemento cultural da Folha de São Paulo, onde Francis escrevia metade da página e a outra metade era ocupada por um desenho inacreditavelmente vigoroso e explosivo de Mariza. Pois esta artista, referência para ilustradores de várias gerações, estará em Porto Alegre mostrando um recorte de sua vasta obra, no Museu do Trabalho, onde também autografará seu mais recente livro.
Nascida na Guatemala, filha de diplomata, Mariza morou em lugares como Paris, Roma, Rio de Janeiro, Paraguai e Iraque. Suas ilustrações sempre foram bem além do nanquim, sendo a primeira a fazer uso pouco ortodoxo da máquina de xerox para reproduzir texturas de objetos como tecidos e guardanapos. E na exposição individual que abre no Museu do Trabalho, ela apresentará ilustrações publicadas na Folha e alguns inéditos, todos feitos com nanquim, ecoline e guache sobre papel.
O livro “…e depois a maluca sou eu!” terá sessão de autógrafos na ocasião da exposição. A publicação mostra o quão contemporâneo é o seu trabalho mesmo que algumas obras tenham mais de 20 anos. Seus desenhos poderiam ter sido feitos ontem à tarde trazendo todo o poder e violência do traço da artista. São mais de 200 trabalhos produzidos para vários veículos da imprensa e, em especial, da Folha de São Paulo, onde ilustrou a coluna de Paulo Francis e segue ilustrando a de Contardo Calligaris. Além dos desenhos, o livro traz prefácios de Contardo, do Dr. Marcelo Ribeiro (psiquiatra que a atende há 14 anos), do ilustrador Orlando Pedroso, um perfil por Laura Capriglione e um texto inédito da própria Mariza falando de sua primeira internação em 2000 em um sanatório psiquiátrico.
“… e depois a maluca sou eu!”
Exposição e lançamento do livro da ilustradora Mariza Dias
Abertura e autógrafos dia 19 de março, quarta, às 19h30
Visitação de 20 de março a 04 de maio de 2014Terça a sábado, das 13h30 às 18h30.
Domingos e feriados, das 14h às 18h30
Entrada franca
Museu do Trabalho: Rua dos Andradas, 230. Centro histórico. Porto Alegre. Telefone: 51.3227 5196
Mais informações: http://www.museudotrabalho.org/
Fonte: bebê baumgarten/bddivulgação
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.