Grupo “Samba de Cacete de Vacaria”, do Pará, apresenta-se em oito cidades gaúchas


Foto: G Rodrigues

Atração paraense do Sonora Brasil Sesc chega ao Estado em novembro.

Foto: G Rodrigues

Em novembro, o Projeto Sonora Brasil Sesc traz ao Rio Grande do Sul a turnê do grupo paraense “Samba de Cacete de Vacaria”. Entre os dias 07 e 15, oito cidades gaúchas recebem a apresentação do grupo: Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa e Passo Fundo. Confira, abaixo, a programação.

O grupo Samba de Cacete de Vacaria é formado por pessoas que mantém relações familiares e de vizinhança e que participam regularmente de atividades sociais em que se pratica o samba de cacete. Seus integrantes, em sua maioria, são moradores da zona rural da cidade de Cametá e vivem da produção agrícola.

Integram o grupo tamboureiros e cantadeiras/sambadeiras, e seus cânticos são acompanhados por dois “tambouros” e mais um percussionista que toca os cacetes. Além do Mestre Benedito Moia, participam Ângela Meireles, Maria de Jesus, Manoel Maria, Maria das Graças, Marineu Cruz, Raimundo Moia e Nair dos Prazeres.

Mais informações sobre essa e outras atividades podem ser obtidas junto às Unidades Regionais do Sesc/RS.

PROGRAMAÇÃO:

Turnê do grupo “Samba de Cacete de Vacaria” – Sonora Brasil Sesc

Canoas*
07/11
Local: Salão de Atos Unilasalle – Endereço: Rua Victor Barreto, 2288
Horário: 19h
Entrada franca
* Apresentação integra programação do encerramento da Semana de Consciência Negra.

Novo Hamburgo
08/11
Local: Espaço Cultural Albano Hartz – Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, 112
Horário: 20h
Entrada franca

Montenegro
09/11
Local: Sociedade Floresta Montenegrina – Rua Flores da Cunha, 287 – Bairro Rui Barbosa
Horário: 16h
Data: 9 de novembro
Entrada franca

Camaquã
10/11
Local: Cine Teatro Coliseu – Rua Duque de Caxias, 190
Horário: 20h
Entrada Franca

Pelotas
11/11/14
Local: Bibliotheca Pública Pelotense – Pç. Cel. Pedro Osório, 103
Horário: 20h
Entrada franca

Alegrete
13/11
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek – Praça Oswaldo Aranha, s/nº
Horário: 20h
Entrada franca

Santa Rosa
14/11
Local: Teatro do Sesc – Rua Concórdia, 114
Horário: 20h30
Entrada franca

Passo Fundo
15/11
Local: Teatro Sesc – 2º andar – Av. Brasil, 30
Horário: 21h
Entrada franca

Sobre o Sonora Brasil – Em sua 17ª edição, o Sonora Brasil apresenta Tambores e Batuques, Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, temas que circulam pelo país desde 2013. No ano passado, o tema “Tambores e Batuques” circulou pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea seguiram pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2014, os grupos trocam de circuito, permitindo que os temas circulem por todo o país.

O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 70 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores. A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no País. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e complementados com um catálogo distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.