Obra que contempla a história do Município será distribuída nos próximos dias nas bibliotecas das escolas, tanto públicas quanto privadas. Na manhã desta segunda-feira (26) no Salão Nobre do Paço Municipal, foi realizado o lançamento oficial de duas publicações didáticas voltadas à educação fundamental que contemplam a história e patrimônio cultural de Pelotas. Uma parceria entre as secretarias de Cultura (Secult) e de Educação (SME) possibilitou a criação das obras ilustradas que contem todas as informações sobre o Município que completou 198 anos no inicio deste mês.
O secretário de Educação, Sérgio Mattos anunciou a criação de um projeto que será executado ainda em 2010 que promoverá um concurso entre os alunos de 3ª e 7ª séries, onde a melhor turma será agraciada com um passeio seguindo os roteiros descritos nos livros possibilitando a transferência de conhecimento do livro através do passeio.
A elaboração das obras ficou a cargo de uma equipe formada por técnicos da Secult e pedagogos da SME com produção textual de Lélia Caetano, Consultora do Programa Monumenta e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Programa Monumenta, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Tecnologia (Unesco), Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Pelotas.
Mais de sete mil exemplares foram confeccionados nessa tiragem e numa primeira etapa serão distribuídos para as bibliotecas das escolas municipais, estaduais, privadas, das Universidades, IF Sul, além da Biblioteca Pública Pelotense. O lançamento contou com a presença de secretários municipais, autoridades, professores e diretores de escolas e imprensa.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Joan Vieira – 8902
Fotógrafo: Rafael Amaral
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.