Acontece hoje (23) no Instituto de Ciências Humanas (Alberto Rosa, 154), às 17h, apresentação do filme Panteras Negras, de Mário Van Peebles, produção americana de 1995 seguindo-se debate. O evento faz parte da programação do Agosto Negro,realização do Instituto Mário Alves, cuja programação vem ocorrendo desde o 14 de agosto acerca da memória e a luta dos negros, estendendo-se até o dia 31.
Sinopse do filme
Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta “ameaça”, mesmo que tenham de desrespeitar a lei.
Ficha Técnica
Título original: (Panther)
Lançamento: 1995 (EUA)
Direção: Mario Van Peebles
Atores: Kadeem Hardison, Bokeem Woodbine, Joe Don Baker, Courtney B. Vance.
Duração: 123 min
Gênero: Drama
Matéria completa no cultiveler.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário