A professora Neiva Maria Fonseca Bohns, do Instituto de Artes e Design(IAD) da UFPel participou, de 11 a 14 de março, da II Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, DF, como delegada civil da região sul na área de Artes Visuais, eleita na Pré-Conferência Setorial de Cultura. Além da professora e pesquisadora, os artistas Newton Goto (PR) e André Venzon (RS) integraram a representação da área de artes visuais da região sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), participando dos trabalhos como delegados com direito a voz e voto.
Durante o evento, de intensa programação, foram definidas as propostas prioritárias para a área de Cultura, em nível nacional, a partir de eixos temáticos básicos que enfatizaram o respeito à diversidade, o desenvolvimento sustentável e o acesso universal aos bens culturais. Para participar da II Conferência Nacional de Cultura, além dos representantes das diversas instâncias governamentais, acorreram delegados civis de todos os estados brasileiros, eleitos nas suas comunidades de origem, e organizados de acordo com suas atuações culturais.
Participaram ativamente do evento representantes de comunidades afro-brasileiras, de diferentes nações indígenas, membros de comunidades ribeirinhas da Amazônia, representantes dos povos de terreiros, líderes quilombolas, mestres griôs, assim como profissionais da área de museus e arquivos, artes visuais, artes digitais, teatro, circo, dança, entre outras tantas formas de manifestação artística e cultural existentes no Brasil.
A abertura da conferência, que contou com a participação do Presidente de República, do Ministro da Cultura e de várias autoridades, foi organizada na forma de um grande espetáculo, com a participação de importantes músicos brasileiros, como Antonio Nóbrega, Chico César e Mônica Salmaso. A II Conferência Nacional de Cultura teve, em vários momentos, a fundamental participação de Juca Ferreira, Ministro da Cultura. A implementação das propostas aprovadas será acompanhada pelos representantes das diversas áreas junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do Ministério da Cultura (MINC).
Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de Pelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.