A SEDA (Semana do Audiovisual) é um projeto que integra o calendário anual do Fora do Eixo, rede de coletivos que trabalham pautados na economia solidária, formada por mais de 200 pontos em 27 estados brasileiros (+DF) e 30 países. Começou há 7 anos como uma parceria entre produtores que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologias de produção e o escoamento de produtos na rota desde então batizada de Circuito Fora do Eixo.
Em sua 2ª edição na cidade de Pelotas, a SEDA, além de cinema, abre espaço para elaboração de outras mídias e tem caráter não-competitivo. A proposta também é frisada por trabalhos que apresentam tecnologias de produção e coordenações colaborativas para o setor.
A Semana do Audiovisual tem início nesse domingo, dia 28, com a 10° edição do sofá na rua. O sofá é um evento público onde artistas e bandas local ou de outra cidade se apresentam na rua, expondo seu trabalho para quem quiser ouvir. Nessa edição especial da SEDA, a programação conta com o músico Eduardo Freda e Quintal de Sinhá; Compacto.Cine com o filme “Favela on Blast”; Banquinha FDE e o Camelô2.0 onde vende-se livros, cds, comidas e bebidas; tem também a cerveja província fazendo parceria e nossos Achados e Perdidos onde você traz suas coisas que não usa mais para: vender, trocar, doar e afins. Além disso, nesse Sofá, será lançada a moeda Sopapo, que tem como objetivo auxiliar a diminuição do poder centralizador da economia capitalista e promover a troca de bens e serviços entre os empreendimentos locais. O evento todo acontece desde as 14hs e é gratuito.
Na segunda feira às 20hs, temos um compacto-cine na Casa Fora do Eixo, onde será exibido três episódios da websérie Claun. Ela foi lançada em 2012 e tem como autor do projeto o Felipe Bragança. O trabalho pretende ser uma narrativa que se desenvolve em diversas plataformas. Magia, personagens enigmáticos e um roteiro sinuoso são misturados na produção. O criador, que chegou a se vestir como os palhaços durante as filmagens, explica que o objetivo era recriar, através de vídeo, a fantasia dos mascarados, também chamados de Clóvis.
Já na terça feira acontece uma oficina de PósTV, onde será abordado as técnicas de se fazer transmissão ao vivo através da plataforma da internet. Após essa oficina, os participantes irão montar uma PosTV e será debatido a questão do midialivrismo e a democratização da mídia, a partir das 18h; e o dia finaliza com um compacto.cine no restaurante Madre Mia, com o filme Elena. Filme brasileiro de 2012, dirigido por Petra Costa e produzido pela Busca Vida Filmes. É um documentário baseado na vida da atriz Elena Andrade, irmã mais velha de Petra. A exibição fica para as 20hs.
Na Quarta, o evento será voltado para a questão socioambiental. Às 15h, os diretores e produtores dos documentários Barro Duro e Candiota Natural, irão debater sobre Audiovisual e Meio Ambiente e esse debate será transmitido pela PosTV (www.postv.org); À noite, a partir das 19h serão exibidos os dois documentários na esplanada do Sete de Abril; a programação ainda conta com o Camelô 2.0 e apresentações cênicas.
Quinta feira nos instalamos no DCE onde as 14hs haverá uma oficina de ilustração com o estudante de design Luiz Marcel, onde ele não exige conhecimentos básicos. As 20hs o pessoal da Moviola Filmes começa sua exibição de vídeos sobre um projeto chamada Caravana no Extremo Sul onde eles fizeram uma rota pelo sul do país e expondo documentários e filmes em lugares não convencionais. Após a mostra, vai haver um debate sobre a circulação e exibição alternativa, transmitida pela PosTV (www.postv.org)
Na sexta feira as 14hs tem oficina de beat box na Casa Fora do Eixo Pelotas, que tem como foco: ensinar como faz e como gravar um beat box, ministrada por Duck, rapper de Rio Grande. Ainda na sexta às 19hs terá uma PosTV em frente ao Centro de Artes onde em que os convidados discutirão a formação em animação e como utilizar as novas ferramentas e tecnologias; a sexta finaliza com uma mostra independente no muro do centro de artes.
Fechando a semana, na tarde de sábado a SEDA vai até o Ginásio do Navegantes, na rua 4 ao lado da UPA, com uma mostra audiovisual. Os filmes exibidos são: Cidade Improvisada e curtas independentes inscritos na campanha “Bota na Roda” . Encerrando o dia temos Pacotinho da SEDA com Zudizilla + DJ Micha, Guilherme Martins, Bloodfill e Johnguen + intervenção cênica e intervenções visuais, no Observatório Bar, às 22h. A entrada dessa noite está no valor de R$10.
Por: Ana Pessoa
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.