As janelas deixam entrar a luz, que ilumina o ambiente e o ar, que refresca e renova. São elas que garantem a integração com o ambiente externo ou o isolamento.
Pelotas completa 199 anos no dia 07 de julho. Para comemorar a data e dentro da programação de aniversário da cidade, o Corredor Arte do Hospital Escola UFPel/FAU recebe a exposição fotográfica Insólitos Olhares, de Helena Schwonke.
Natural de Pelotas e apaixonada pela cidade, Helena registrou diversas janelas de prédios e casas antigas, das mais diferentes épocas e tendências arquitetônicas. “As janelas tem a função de fazer o contato com o público e o privado e também traçam um paralelo de outros tempos, lugares e memórias”, explicou.
Segundo ela, muitas vezes as pessoas já estão tão acostumadas com a paisagem que não percebem a verdadeira beleza que as janelas possuem. A exposição é um convite a contemplar de perto estas riquezas e principalmente a valorizar a cultura e o patrimônio da cidade.
O local das janelas não é revelado na exposição, propositalmente. Para Helena, o objetivo é vai além de instigar as pessoas a tentar identificar de onde são. “Fiz uma seleção aleatória. Se fossem identificadas estaria dizendo que aquelas merecem destaque ou que só alguns locais da cidade têm janelas bonitas. A ideia é fazer com que as pessoas observem ao redor e percebam que elas estão por toda a parte”, explica.
Helena é formada em Jornalismo e já expôs fotografias na Galeria de Arte da UCPel, na Secretaria de Cultura de Pelotas, no Espaço Arte João Gilberto Bar, entre outros lugares.
A exposição “Insólitos Olhares” pode ser visitadas diariamente, das 7h às 22h, até o dia 10 de julho. O Corredor Arte do HE UFPel/FAU fica na Rua Professor Araújo, 538.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário