Intervenções na parte externa do Mercado têm início


Foto: Rafa Marin
Com obras em pleno andamento na parte interna, a empresa Marsou Engenharia, responsável pela requalificação do Mercado Central, já dá início ao cercamento, com tapumes, da parte externa do prédio para que se iniciem as intervenções nos “quartos externos” e troca dos ladrilhos hidráulicos no passeio público. 

Foto: Rafa Marin

Segundo o engenheiro responsável pelo escritório local do Projeto Monumenta, da Secult, Ricardo Silveira, na parte interna do prédio já foram ampliados os espaços de circulação e as bancas ganharam medida padrão de 10m2. Os nichos destinados à Praça de Alimentação seguem medidas que variam entre 15 e 24 metros quadrados. Além dos trabalhos nas bancas, que ganharão novas cortinas em ferro, piso novo em ladrilhos hidráulicos e teto em gesso acartonado, a estrutura metálica que sustenta o prédio está aparente e a troca de telhado e instalação do lanternim já foram concluídas. Ainda segundo ele, a troca de pisos da área interna e externa terá início nos próximos dias, juntamente com as ações de requalificação de forros, rebocos, parte elétrica, hidráulica e rede lógica das bancas externas.

Orçada em R$ 2.269.499,77, recursos do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, a obra de requalificação prevê ainda a instalação de uma central de gás, sistema de prevenção de incêndio, restauração do jardim interno e instalação de sanitários na parte interna do prédio. Completam o projeto a manutenção de condutores, calhas e rufos.

Peixarias – Com relação às quatro peixarias existentes na parte externa do prédio, pela rua Andrade Neves, Silveira explica que, após negociações com estes permissionários, ficou acordado que eles serão deslocados para a área que hoje abriga o estacionamento do Mercado Central, pela rua Tiradentes. Ele conta ainda, que neste momento desenvolve-se processo licitatório cujo objeto é a locação de estrutura em forma de pirâmide (10mx10m) para acomodar as peixarias. O trabalho de montagem das estruturas será realizado em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos (SSU) e aproveitará as redes hidráulica, de esgotamento e elétrica do prédio.

Fonte: pelotas.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*