InVisto – Projeto de extensão da UFPel valoriza produtores independentes


Foto: Jô Folha

Produtores independentes de moda ganham a partir deste final de semana um evento com foco em marcas alternativas. É oInVisto – Arte como moda, moda como arte, que oferece feira com 13 expositores, quatro modalidades de oficinas e um desfile conceitual nas tardes deste sábado (23) e domingo na antiga Laneira.

Foto: Jô Folha

InVisto é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sob coordenação da professora Juliana Angeli e idealizado por cinco acadêmicos do curso de Artes Visuais. Surgiu da necessidade de valorizar a moda independente na cidade, aproveitando a nova tendência de produzir peças com materiais alternativos, de forma artesanal e personalizada.

Cada peça de roupa ou acessório deve obedecer apenas a um quesito: possuir caráter singular. A maior parte dos expositores passou pelo curso de Artes Visuais e trabalha em suas criações a moda de forma artística. “As pessoas buscam e criam seu próprio estilo. É uma forma de enxergar a roupa como identidade. Ela diz muito da personalidade de alguém”, comenta Aline Añaña, uma das organizadoras do evento.

O objetivo é oferecer visibilidade para esses pequenos e iniciantes produtores. Para Priscila Oliveira, também envolvida na realização, o único evento desse estilo na cidade é o Moda Pelotas. Na contramão, “o InVisto é uma alternativa para quem não quer estar nos padrões da indústria”, afirma. Mesmo destinados principalmente ao público jovem, os artigos em exposição devem contemplar todas as idades e os preços.

As marcas que integram esta primeira edição são: Bolsas Denim, Leite com Manga, Maria, Pitanga Crafts, Candy Art, Fulana de Tal, Doida da Espanha, Sou Nós, Marí Chía, Karen Cruz Arte, Artesanato Simone Maria, Manga Culta e Empório Cherry.

Serviço
O quê: InVisto – Arte como moda, moda como arte
Quando: sábado (23/06/2012), das 14h às 20h, e domingo, das 12h às 18h
Onde: antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, 144
Entrada gratuita

Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br