Joca Martins, Negrinho Martins e Juliana Spanevello no Alfredo Simon


Desde março de 2010 um grupo de aproximadamente 16 alunos começou a reunir-se no Colégio Simon, apoiados e incentivados pela professora Elisângela Maas. Começaram a pesquisar sobre a vida e obra do escritor pelotense João Simões Lopes Neto, com o objetivo de produzir um documentário sobre o autor, pois é de grande importância valorizar os talentos vindos da nossa terra, já que por muito tempo estes não receberam o merecido destaque.

O contato com todas as pessoas já envolvidas com este estudo motivou os alunos ainda mais, além de trazer mais conhecimento e abrir novas portas e caminhos para que o documentário pudesse se realizar.

No ano de 2011, o Projeto Documentário entra em uma nova fase. Terminando a parte de pesquisas e estudos, os alunos partem para um período de visitações e começa então a busca para montar uma agenda de encontros e entrevistas.

Começam então as gravações das reuniões, de conversas, debates e também fica registrada uma visita à Estância da Graça, antes Charqueada da Graça, local ontem Simões viveu até seus 11 anos de idade e a qual pertencia ao Visconde da Graça, avô do autor.

Na quinta feira, 30 de junho, o colégio recebeu pela manhã a visita dos cantores Joca Martins e Negrinho Martins, os quais falaram muito emocionados sobre a peculiaridade das obras e sobre a emoção passada pelo autor, cantaram para um grupo de alunos e gravaram um trecho de um conto para o documentário, além de incentivarem a iniciativa da instituição.

Ainda, a cantora Juliana Spanevello participou da gravação do documentário fazendo uma leitura do conto Trezentas Onças, esta parou alguns momentos a narração devido a sua emoção diante de uma obra extremamente atual, sensível e valorosa.

Segundo Laura Schmidt, “este projeto trouxe muito conhecimento, é muito interessante poder analisar a obra de Simões de diferentes perspectivas e tendo o contato direto com estes estudiosos e apreciadores da obra”.

Dênis Tessmann, “só posso dizer que para nós é uma honra receber pessoas conhecidas e respeitadas intelectualmente e artisticamente e estas apreciarem nosso trabalho.”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*