Se já estava apreensivo com a oportunidade de levar o primeiro Prêmio Açorianos de sua carreira no dia 9 de maio, a partir desta quarta-feira o músico e cantor nativista Joca Martins ficou ainda mais ansioso. Ansiedade, porém, não maior que a alegria de ser indicado a mais uma categoria do maior prêmio de música do Rio Grande do Sul, desta vez em uma seleção que não é separada por gêneros.
Além dos prêmios de Melhor Disco, Melhor Intérprete e Melhor Instrumentista (para seu irmão, Negrinho Martins), Joca concorre a Melhor DVD de 2011 com o trabalho 25 anos e seu irmão João Marcos Martins, o Negrinho, disputa o prêmio de Melhor Arranjador pelo trabalho feito no mesmo disco.
As novas indicações foram divulgadas pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre. O reconhecimento é pelo trabalho em que Joca Martins reuniu diversos companheiros de estrada em um álbum que celebra os seus 25 anos de carreira.
O DVD 25 anos foi muito especial para Joca, além de ser o primeiro DVD gravado em Pelotas (terceiro de sua carreira), nesta produção Joca conseguiu reunir todos os amigos que gostaria para a gravação de músicas inéditas que ocorreram em clima de muita harmonia, conforme afirma. Apaixonado e ainda entrelaçado com suas raízes, o músico fez questão de gravar a obra em sua cidade natal. O cenário não poderia ser mais propício: a Charqueada Santa Rita.
Kleiton e Kledir também concorrem
A dupla pelotense Kleiton e Kledir também apareceu na lista divulgada pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre. A dupla concorre a Melhor Disco Infantil com Par ou ímpar. Há uma semana os irmãos anunciaram uma parceria com o grupo Tholl para a gravação do seu primeiro DVD que deverá ser lançado no Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro.
Outros representantes
O Prêmio Açorianos tem outros representantes da Zona Sul. Além de Joca Martins, concorre ao Prêmio de Melhor Disco o produtor musical pelotense Otávio Moura, na categoria Pop, com o disco Une fille pop, gravado com o francês Emmanuel Tugny & The Lady Guaiba’s Swing Band. Os rio-grandinos Gilberto Oliveira, Gambona e Thiago Piccolli também estão na disputa. Gilberto concorre a Melhor Disco e Melhor Instrumentista da categoria instrumental com o álbum Cordas pra que te quero. Eduardo Gambona concorre a Melhor Instrumentista na categoria Pop com o disco Bourbon Blues e Thiago Piccoli é o produtor da banda porto-alegrense Wannabe Jalva que concorre a Melhor Disco, com Welcome to the Jalva, além da categoria Revelação de 2011.
Por: Mônica Jorge
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.