No dia 4 de dezembro, às 19h, acontece o lançamento e a distribuição gratuita do catálogo do projeto BR116: circuitos independentes em trânsito, no Casarão 6, em Pelotas. Realizado pelo Atelier Subterrânea (Porto Alegre) e Casa Paralela (Pelotas), o projeto BR116 teve como objetivo fortalecer relações e experiências de trocas entre os espaços, artistas e gestores. As exposições, oficinas, visitas guiadas e palestras realizadas durante o projeto estão registradas no catálogo bilíngue, que têm distribuição gratuita e texto crítico de Flávio Gonçalves. As fotos que compõem o material são de autoria de Anderson Astor e o projeto gráfico foi desenvolvido por Guilherme Dable. O lançamento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Pelotas.
Sobre o projeto:
Contemplado no Edital 2012/1 de Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura FAC/RS, o projeto teve como meta estabelecer intercâmbios entre agentes envolvidos em processos culturais e difundir a produção artística do Rio Grande do Sul. Foram realizadas oficinas, palestras, visitas mediadas e três exposições coletivas, sendo as duas primeiras simultâneas em Pelotas (com Marília Bianchini, Diego Passos e Ernani Chaves) e Porto Alegre (com Vivian Herzog, Helene Sacco e Tigo Weiler), enquanto a terceira apresentou o conjunto da produção dos seis artistas no Casarão 6, componente de um importante conjunto arquitetônico neorrenascentista na cidade de Pelotas.
A coletiva final do projeto segue para Porto Alegre, no MACRS, onde apresenta uma retrospectiva das obras realizadas no projeto. A inauguração da exposição final acontece no dia 12 de dezembro, às 19h. Também acontecem, no mesmo momento, o lançamento do catálogo em Porto Alegre e a exibição do videodocumentário do projeto.
Serviço:
Lançamento do catálogo BR116 – Distribuição gratuita
Local: Casarão 6, Pç. Coronel Pedro Osório, nº 6, Pelotas/RS
Horário: 19h
Contato: Casarão 6 – (53) 3222 0222; contato@subterranea.art.br
Obs: Distribuição gratuita do material
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.