Cada passo executado na obra de requalificação do Mercado Central vai devolvendo a originalidade ao prédio. Um exemplo é a reconstrução do Lanternim, extinto pelo incêndio – ocorrido em 1964 que destruiu o prédio – e logo após, na obra de reconstrução, quando não foram preservadas todas suas características originais.
O Lanternim, se trata de um sobre-teto de estrutura metálica, e é fundamental para proporcionar ventilação e iluminação, além de eliminar todo o madeiramento, garantindo uma vida útil bem maior do que uma estrutura convencional, assim como as telhas que serão aparafusadas na estrutura. Outra característica fundamental do Lanternim é que ele proporcionará que os visitantes possam contemplar toda beleza da estrutura histórica do prédio secular.
O Lanternim cobrirá a estrutura interna do Mercado. Já na parte externa- chamadas quartos- onde parte dos permissionários está instalada, está sendo requalificado o teto, com a substituição de toda estrutura e colocação de telhas de cerâmica. A empresa Marsou Engenharia Ltda, executora da intervenção, está realizando o trabalho de restauro do teto desta parte externa, que nesta etapa abrange as ruas Tiradentes e 15 de Novembro, sem interferir no trabalho dos permissionários instalados nestas salas, pois toda obra é efetuada de dentro para fora, com a utilização de tecnologias que permitem a interferência sem que cause prejuízos aos usuários.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Laura Alam MTB/1928-BA
Fotógrafo: Jorge Gonçalves
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.