“Receitas que vinham na minha memória; pelo paladar, pela lembrança”
Quando o escritor Mia Couto escreveu que “Cozinhar é um modo de amar os outros”, ele estava certo. Na busca de homenagear duas avós pelos ensinamentos de receitas desde a infância, Junelise Martino escreveu – e produziu, através de suas próprias mãos, – o livro artesanal Memória Culinária: Coisa de vó.
Partindo de seu estudo e gosto pela literatura, o livro – inicialmente idealizado em uma disciplina do mestrado de Letras – uniu o ato poético de cozinhar com o formato antigo de caderno de receitas: aqueles bem preparados para as confraternizações de amigos e famílias; cadernos rabiscados, escritos a mão, com recortes e detalhes.
O livro não apenas faz o leitor acompanhar cada palavra através da leitura, mas também aguça outros sentidos humanos. Ele faz sentir cheiros de ervas e temperos e chama o sentido de tocar em cada pedaço que compõe colagens de embalagens.
Falando sobre literatura, receitas de família e sua inserção em projetos culturais em Pelotas, a escritora Junelise Martino conversou com a equipe da Maria Bonita Comunicação para o ‘Quadro Cultural’ do programa de TV Nossa Luta.
Confira a entrevista em video:
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.