Mais antigo filme do país abre Festival Manuel Padeiro em Pelotas


O curta de ficção “Os Óculos do Vovô” será o primeiro filme a ser exibido nesta edição do Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação. O filme, realizado pelo diretor Francisco Santos e produzido em Pelotas, no ano de 1913, caracteriza-se por ser um marco no desenvolvimento do cinema brasileiro, já que é considerado o mais antigo filme de ficção realizado no país.

A história tem como núcleo as aventuras de um menino travesso que pinta os óculos de seu avô enquanto este dorme. Ao acordar o avô acredita estar cego dando início a diversas situações engraçadas. Francisco Santos, além de dirigir o filme e escrever o roteiro, participa como ator, interpretando o avô. Seu filho, Mário Santos, interpretou o papel do garoto travesso. O filme foi realizado em duas locações, no estúdio da Guarany Films e no Parque Souza Soares, em Pelotas.

“Os Óculos do Vovô” será exibido “hors concours” durante o 3º Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, no momento em que o filme completa 99 anos. Sem contar com as primeiras prováveis exibições que ocorreram na cidade, à época de seu lançamento, esta será uma das primeiras vezes em que se oportunizará o contato com o primeiro filme de ficção da história do cinema brasileiro na cidade a qual a produção pertence.

O Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, realização da Gaia Cultura e Arte, Curso de Cinema e Animação e do Centro de Artes da UFPel, com apoio da Prefeitura Municipal, ocorre entre os dias 11 e 14 de abril, no Theatro Guarany. Patrocínio Master da Sul Gás e Banrisul.

Leia também:

E-cult e Pimentero Producciones apresentam:
Sexta-feira 13 “uma noite de cinema no galpão”
http://www.ecult.com.br/sextafeira13

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Sandra Lima