MinC aprova edição de livro sobre os 200 anos


Foto: Vanderlei Porto
Foto: Vanderlei Porto

Os jornalistas Taciane Corrêa e Edson Vara comunicaram ao prefeito em exercício Fabrício Tavares a aprovação pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, do projeto para publicação do livro “Pelotas, 200 anos. Doces narrativas”. A visita, hoje (7) pela manhã no gabinete do Paço Municipal, foi acompanhada pela superintendente do Diário Popular, Virgínia Fetter, jornal parceiro do projeto que prevê ainda a edição de um encarte colecionável, exposição fotográfica, palestras e oficinas, todos envolvendo a história do Município.

Ao se colocar à disposição para captação de recursos e de patrocinadores – uma vez que não haverá investimento de verba municipal – Fabrício comentou que a Prefeitura recebe com muita alegria este tipo de iniciativa, “principalmente àqueles que celebram o bicentenário de Pelotas, a ser comemorado em 2012”. Também manifestou interesse em colaborar para o lançamento do livro, com tiragem prevista de três mil exemplares.

Conforme Taciane, coordenadora do projeto, o livro retratará o imaginário da cidade, criando um registro de fragmentos de sua identidade nestes 200 anos, fundamentado em pesquisa e imagens que ressaltam a história, a cultura, a educação, o esporte, a arquitetura e outros elementos do seu cotidiano. Dentro desta proposta, os produtores da obra pretendem contratar historiadores e pesquisadores locais para a produção textual.

O livro, que tem como proposta promover o conhecimento sobre os 200 anos de história da cidade, ressaltando sua relevância histórico-cultural e de contribuir com o acervo do estado e do país, será distribuído gratuitamente para bibliotecas, escolas, universidades, museus e centros culturais e de educação.

O encarte colecionável, contemplará, além do conteúdo do livro, atividades lúdico-educativas para o público infantil, de forma a contribuir em atividades escolares, podendo ser utilizado como material informativo pedagógico em sala de aula. Por meio do DP será distribuído em 23 cidades.

As oficinas gratuitas de sensibilização urbana com enfoque narrativo, poético e fotográfico, e as palestras apresentarão o conteúdo literário didático e cultural da história da cidade.

Já a exposição fotográfica reunirá cerca de 50 fotos coloridas, tamanho 60 x 30, de Edson Vara, fotojornalista conhecido nacionalmente por sua atuação como freelancer da Editora Abril desde 1995 e pelo registro fotográficos das cinco primeiras edições da Bienal do Mercosul e do Natal Luz. Edson Vara também atuou na comunicação da Prefeitura de Pelotas, na década de 80, bem como em vários jornais do estado. Com exposição em Porto Alegre e aqui, a mostra local está prevista para o período de 1º a 31 de julho do ano que vem, na Bibliotheca Pública Pelotense.

Taciane Corrêa, jornalista, especialista em marketing e mestre em comunicação – área de pesquisa “imaginário das cidades”, é graduada em Comunicação Social pela UCPel. No projeto, exerce coordenação geral de pesquisa e produção textual.

Redator: Julia Al-Alam – 4341
Fonte: pelotas.com.br

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*