Mobiliário restaurado da Baronesa será apresentado em Lisboa


Foto: Rafa Marin

O processo de restauro pelo qual passou parte do mobiliário histórico do Museu da Baronesa será o “case” apresentado por um grupo de restauradoras envolvidas neste processo, durante a realização da 16ª Conferência Internacional de Conservação, o Icom, que acontece em Lisboa, Portugal.

A Conferência constitui-se no maior encontro mundial na área de conservação e restauro e esta edição deve reunir cerca de três mil profissionais ligados à área. De periodicidade trianual, a Conferência aconteceu no Brasil no ano de 2002, sendo que a última edição, realizada em 2009 ocorreu em Nova Delhi, na Índia.

Foto: Rafa Marin

O projeto de restauro, que já contemplou três espelhos com moldura, dois consoles, quatro cadeiras, uma mesa e uma banqueta, que já estão em exposição no Museu, é o mesmo que restaurará quadros e pinturas de cavalete pertencentes ao acervo da instituição. As técnicas utilizadas para tanto, como é o caso do douramento, serão expostas em Portugal pelas restauradoras pelotenses Andréa Bachettini e Kelly Scollari, ambas docentes do curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelas graduandas Ângela Macalossi e Isabel Torino, da mesma instituição, e pela restauradora do ateliê portoalegrense Restauratus, que propôs o restauro das peças à Lei Rouneat, Naida Correa.

Para a professora Andrea Bachettini, que participou ativamente deste processo de restauro, a oportunidade é um reconhecimento da comunidade internacional pelo trabalho realizado em cada uma das peças, demonstrando mais uma vez a importância que o Poder Público dedica à preservação de seu patrimônio histórico. O projeto, pesquisa técnica e resultado final do trabalho, que já dura dois anos, foi inscrito na Conferência em 2010, sendo que apenas no início deste ano, a organização do evento realizou o convite oficial às restauradoras.

Andrea e Kelly participarão do evento com recursos oriundos por meio de obtenção de bolsa, concedida pela Getty Fundation, entidade que apoia e incentiva a conservação do patrimônio. A Getty tem sede em Los Angeles, Estados Unidos.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: ASCOM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*