Em meio a tanta história guardada pelo Museu Municipal Parque da Baronesa, acadêmicas do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) contribuem para a escrita de mais um capítulo, que remete aos tempos atuais. Através da exposição Memória da Moda no Museu da Baronesa, que mostra o acervo de moda do local que reúne peças desde o século 19 até a década de 1930, o grupo de estudantes da UCPel contribuiu para a construção do espaço sobre as vestimentas usadas nos dias de hoje.
Muito do que está exposto no Salão Dona Sinhá foi feito pelo grupo dentro da sala de aula. Um bom exemplo do que pode ser conferido no local são os 100 anos da alta costura, no qual bonecas Barbie mostram o jeito feminino de vestir entre os anos de 1850 e 1950. Também consta no Salão o funcionamento de um ateliê de costura. “Reunimos aqui todo o processo criativo, o desenho, moulage e modelagem junto a materiais relacionados à confecção de roupas”, conta a acadêmica do terceiro semestre do curso, Ana Cláudia Vargas.
Além da sala sob responsabilidade das acadêmicas, outras peças do Museu também recebem a Exposição. “Distribuímos pela casa o acervo que possuímos de roupas para criar uma exposição que integrasse a 11ª Semana Nacional dos Museus, comemorada no mês de maio”, conta a museóloga do local, Giovana Marcon.
Na exposição, a Moda é vista como uma capacidade de unir diversos materiais e transformá-los e um conjunto belo e desejado pelo público. Já o produtor de moda é visto como alguém que seleciona peças de roupas, acessórios, produtos de decoração e de beleza que possam ser incorporados em uma fotografia de moda, vitrine, ou outra interação qualquer, explica Ana Cláudia.
Participam do projeto as acadêmicas Ana Cláudia Vargas, Bruna Sá, Fran Valez, Larissa Rösler, Natália Sauer, Vanessa Lopes e Yasmine Bittencourt, sob coordenação das professoras Tereza Cristina Barbosa e Aline Machado.
Para a acadêmica do terceiro semestre, Larissa Rösler, a experiência em integrar a Exposição serve para mostrar que mesmo no início do curso já é possível transformar o conhecimento em ações concretas. “Uma das coisas que mais gosto do curso é essa possibilidade de poder aplicar as coisas que aprendo”, diz.
A exposição Memória da Moda no Museu da Baronesa pode ser conferida até o dia 31 de agosto. O horário de funcionamento do Museu é de terça a sexta-feira, das 13h30min às 18h; sábados e domingos, das 14h às 18h. O ingresso é R$ 2,00. Estudantes e idosos pagam meia-entrada e crianças de até 12 anos não pagam. O Museu da Baronesa fica localizado na Avenida Domingos de Almeida, 1.490.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.