O mundo fantasioso e encantador dos quadrinhos tomou conta do prédio da antiga Laneira, transformada em galeria de arte pelo menos até a próxima sexta, período em que se encerram as visitações à 2ª Mostra de Desenho de Humor UFPel, que este ano homenageia Renato Canini. Charges, tirinhas, caricaturas e outras sátiras, elaboradas por alunos do Centro de Artes (Cearte) da universidade, somam-se às produções de André Macedo em uma exposição que exige do espectador apenas o apreço pela diversão.
Os trabalhos são frutos da disciplina de História em Quadrinhos, ministrada por Zeca Nogueira e Nádia Senna. Alguns dos 28 alunos já tinham obras prontas, enquanto outros optaram por desenvolvê-las em sala de aula. Não foi estabelecida uma temática: se você percorrer o corredor dos pôsteres, verá uma diversidade de assuntos e traços. “Assim, já dá pra perceber bem com o que cada aluno se identifica”, diz Nogueira.
Homenageado
O ilustrador gaúcho Renato Canini, que mora em Pelotas, é o homenageado da 2ª Mostra de Desenho de Humor UFPel. Conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como o Pasquim, destacou-se desenhando para a Disney o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade brasileira. Canini esteve presente na abertura da exposição.
Confira mais detalhes da 2ª Mostra de Desenho de Humor na edição impressa do Diário Popular desta segunda-feira (24).
Serviço
O quê: 2ª Mostra de Desenho de Humor UFPel
Quando: até sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Laneira, avenida Duque de Caxias, 114 – Fragata, em Pelotas
Entrada franca
Por: Luísa Roig Martins
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário