O Natal de Pelotas perderá o brilho neste ano. Sem recursos da iniciativa privada e do poder público para recuperar as 23 árvores artificiais colocadas em pontos estratégicos da área central e também para substituir as mangueiras com as pequenas lâmpadas que enfeitavam as árvores naturais da praça Coronel Pedro Osório, o Sindilojas não fará a decoração neste final de ano para aquela que é considerada a principal data comemorativa do ano e de mais vendas para o comércio. O projeto para esse ano era audacioso, segundo o presidente Renzo Antonioli, mas está descartado.
A ideia era manter a decoração dos calçadões, o Presépio e a Casa do Papai Noel, mas inovar, fazendo a ligação da Coronel Pedro Osório ao parque Dom Antônio Zattera com motivos natalinos. Esse seria o sexto ano consecutivo que o Sindilojas lideraria a decoração e promoveria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), a chegada do Papai Noel. “Não menos de R$ 400 mil ou R$ 500 mil”, explicou Antonioli, sobre os custos desse projeto. O Sindilojas vinha bancando 60% dos custos da decoração natalina nos anos anteriores, em prejuízo de outras atividades que beneficiariam os lojistas, mas permanece disposto a manter a tradição e a parceira com a prefeitura. “Para isso, precisamos de recursos, lembra o líder varejista. “Não tivemos diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.