Uma narrativa histórica é a grande vencedora do certame de Apoio À Publicação de Livros, organizada pela Secretaria de Cultura do município (Secult). O resultado final do concurso foi divulgado na tarde desta segunda-feira (08) pelo próprio titular da pasta, Mogar Pagana Xavier, após ter recebido esta informação do presidente da Comissão Julgadora do Certame, Jandir João Zanotelli.
A obra vencedora é de autoria do ucraniano radicado em Pelotas, Max Pugatsch, intitulada “Crônicas de um Soldado Ucraniano”. A obra conta a história verídica do próprio autor, sobre sua participação na Segunda Guerra Mundial, e será editada pela Secult.
O Programa de Apoio à Publicação de Livros é idealizada pela Secult por intermédio de sua Diretoria de Livro e Leitura e já está na segunda edição. Nesta edição do Programa, a responsabilidade para julgar o melhor trabalho apresentado coube à Academia Sul-Brasileira de Letras, que analisou os originais enviados seguindo critérios como lingüística, estilo, originalidade, correto uso da língua portuguesa e apresentação estética dos originais. Presidiu a Comissão, o escritor e presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, Jandir Zanotelli, junto com as escritoras e ex-dirigentes da entidade, Vilma Cavalheiro e Lígia Antunes Leivas.
Segundo o Secretário de Cultura do município, após a divulgação oficial dos resultados, a Secult dá início aos trabalhos de coleta de orçamentos junto a empresas gráficas locais para que possa dar início à edição da obra.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Secom
Fotógrafo: Rafael Amaral
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.