Oficina Culinária de Afeto “Literatura, Comida e Memória” inicia no sábado em Pelotas


A partir do próximo sábado, dia 26 de maio, começam os encontros da Oficina Culinária de Afeto, ministrada por June Martino e Ceres Torres no Museu de Artes e Ofício Zona Norte.

A oficina propõe resgatar a memória gustativa e afetiva dos participantes, os relatos das vivências no espaço culinário e as lembranças de afeto em torno da comida. Relacionando literatura, memória e culinária, a partir de diversos textos literários e cadernos de receitas.

Para nos inspirar a participar dos encontros, June Martino, cita um trecho d’O livro de Zenóbia, de Maria Esther Maciel. A personagem Zenóbia gosta das coisas simples, tem desejos curiosos e sonhos também. Traz na memória as brevidades, roscas de trança, bolos de cenoura, herança da avó. Cá está o pequeno trecho:

“Zenóbia sabe que o lugar de nosso nascimento estará conosco até o fim. Por isso ela carrega na pele a cor de sua terra e sempre que experimenta uma fruta amarela, a memória lhe traz o gosto da manga e da laranja que lhe deixou a infância. Ou o fulgor cromático do açafrão moído e das espigas de milho perdidas no horizonte. Nas cores de seu ontem, ela sempre se encontra com as coisas que ama.”

June Martino é artesã, educadora e culinarista. A oficina Culinária de afeto, começa neste sábado, dia 26 de maio; serão quatro encontros saborosos de literatura, memórias e boas conversas em torno da culinária.

Durante os encontros iremos confeccionar um caderno tipo moleskine para nossas impressões literárias e culinárias, orientados por Ceres Torres.

Contatos e inscrições: MAPP: 3227-5914_ 9135-8518_ 8123-5778
e-mail: mapparte@gmail.com

Encontros: aos sábados das 14:00 as 17:00 – Dias 26 de maio, 02, 09 e 16 de junho de 2012.
Local: MAPP- Artes e Ofício Zona Norte – Av. Fernando Osório, 20 – Centro
Investimento: 40,00 por pessoa
Vagas limitadas.