
O Projeto Recicle está ofertando 60 vagas para mulheres interessadas em participar de oficinas de capacitação em corte-costura e gestão de negócios. Com o conceito de sustentabilidade, o projeto trabalha, nas oficinas, a reutilização de fardas da Polícia Ambiental (PATRAM) e de uniformes da empresa Sagres para a confecção de bolsas, mochilas e outras peças utilitárias.
As interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp: (53) 9 9999-6883.
A iniciativa oferece, a cada participante, uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100.
Serão formadas seis turmas, com 10 vagas cada, todas com aulas aos finais de semana. Confira as datas:
- Turma 1 – 23 e 24 de maio
- Turma 2 – 06 e 07 de junho
- Turma 3 – 22 e 23 de agosto
- Turma 4 – 12 e 13 de setembro
- Turma 5 – 03 e 04 de outubro
- Turma 6 – 05 e 06 de dezembro

O café quentinho e as deliciosas focaccias deram o tom acolhedor à coletiva de imprensa realizada na Galeria Otroporto. O anúncio da nova etapa do Projeto Recicle foi uma oportunidade para reforçar que a Associação Otroporto tem como norte a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promover a capacitação de pessoas que precisam de um empurrãozinho para iniciar um empreendimento e criar renda. “É uma mudança de paradigma em prol do nosso planeta Terra’’, disse o diretor de projetos, Duda Keiber.
A iniciativa e coordenação do Projeto Recicle são feitas pela artesã Mariana Heineck. “Eu sou muito grata, gente, por fazer parte desse grupo, desse coletivo. A gente vai conseguir capacitar 60 mulheres. Algumas estão em situação de vulnerabilidade, e vamos nos dedicar para ensiná-las um ofício, para que tenham uma nova oportunidade de construir uma fonte de renda”, disse a artesã durante seu pronunciamento, no qual também apresentou algumas das peças que serão confeccionadas nas oficinas.
Neste ano, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, um encontro em que líderes mundiais discutirão soluções para proteger o clima da Terra. Mas, enquanto os grandes debates sobre o cuidado com o meio ambiente acontecem, em Pelotas — mulheres já começaram a costurá-lo.
***

Jornalista.
Faça um comentário