Do rock ao erudito, passando pelo regionalismo gaúcho e latino-americano, em uma reunião entre gerações de músicos de diferentes estilos e referências. Este é o espetáculo que marca os 10 anos da Orquestra Estudantil do Areal, grupo que é destaque em Pelotas e no Estado.
A trajetória é marcada pelo trabalho disciplinado e lúdico que oferta aprendizado e instrumentalização para estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, bairro periférico da cidade.
Sobem ao palco alunos e ex-integrantes da Orquestra, muitos dos quais seguiram na carreira da música sinfônica. A banda Doidivanas interpreta músicas marcantes da carreira de quase 30 anos, e interpreta junto dos jovens três números musicais especiais.
As participações, além da Doidivanas, ficam por conta da Orquestra Estudantil de Pedro Osório e, ainda, a Orquestra Estudantil Municipal, formada por alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pelotas.
Os estudantes das orquestras são adolescentes e jovens adultos que bebem de fontes variadas, entre músicas de concerto e composições clássicas orquestradas, como Mozart, Bach e Heitor Villa Lobos, e músicas que são populares nas mídias sociais. A coordenação das orquestras estudantis pelotenses é da regente e professora Lys Marcia Ferreira.
A apresentação acontece no dia 13/11, no Theatro Guarany, a partir das 20h. O evento também marca as atividades de integração entre a Doidivanas e as Orquestras, em projeto que tem realizado atividades musicais, oficinas, palestras e ensaios durante 2023 e 2024.
Em 2025, os músicos de ambos os grupos se reúnem para gravar as composições arranjadas por João Marcos Negrinho Martins. A produção cultural é de Yara Baungarten, da Imagina Conteúdo Criativo, com financiamento do Procultura de Pelotas.
A renda do concerto será revertida para aquisição de materiais e manutenção dos instrumentos da Orquestra do Areal. Interessados também podem contribuir com o projeto entrando em contato com a escola.
10 ANOS DA ORQUESTRA ESTUDANTIL DO AREAL
PARTICIPAÇÃO: Orquestra Estudantil de Pedro Osório, Orquestra Estudantil Municipal e banda Doidivanas
Quarta-feira – 13/11
20h – Theatro Guarany
Ingressos a R$ 20,00 na bilheteria e com integrantes das Orquestras.
Pelo Sympla, R$ 20,00 mais taxa de manutenção, pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/concerto-10-aniversario-da-orquestra-estudantil-areal/2670795.
SOBRE AS ORQUESTRAS:
A Orquestra Estudantil do Areal formada por alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Areal, localizada no coração do bairro Areal sendo uma região estratégica da zona leste da cidade, atendendo diretamente uma média aproximada de 750 crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio, onde encontramos uma comunidade exposta a violência e vulnerabilidade social, tendo a escola como praticamente a única referência de um espaço sociocultural, transformando vidas estimulando sonhos.
Em 2014 Governo do Estado, através da SEDUC, equipou a escola com um kit de instrumentos musicais para formação de uma Orquestra Estudantil e desde então, tem influenciado jovens da cidade e região sul, fomentando o estudo da música de concerto, apresentando concertos didáticos em diversos espaços e eventos.
Instagram: @orquestraareal
A Orquestra Estudantil Municipal é formada por alunos de diversas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pelotas, proposta da Secretaria Municipal de Educação e Desporto. Desde 2018 vem atendendo jovens
estudantes de diversas idades, realizando concertos didáticos nas escolas, descobrindo talentos nos bairros.
Instagram: @orquestra_pelotense
SOBRE A DOIDIVANAS:
A banda Doidivanas lançou cinco discos: “Liber Pampa” (1998/2015), CD e HQ “Doidivanas & Libório” (1999, em parceria com o cartunista André Macedo), “Viagem ao Sul da Terra” (2002) e “Nosotros” (2008), álbum de releituras de artistas, compositores e bandas gaúchos, brasileiros e latino-americanos, e “Próximos Distantes” (2017). A banda realizou shows em casas de espetáculo, projetos culturais, mostras coletivas e festivais no Rio Grande do Sul, São Paulo e Uruguai. A Doidivanas desenvolve um processo criativo de investigação e experimentação sobre ritmos sulistas (como vanera, chamamé, xote, chacarera e milonga), instrumentos tradicionais (acordeon, gaita-ponto, bumboleguero), a linguagem e a poesia nativistas (causos, canções e ditos populares) para fundi-las com a musicalidade urbana atual.
DOIDIVANAS NA INTERNET E PLATAFORMAS DIGITAIS:
Site da Doidivanas: www.doidivanas.com.br
Doidivanas no Facebook: facebook.com/DoidivanasRock
Doidivanas no Instagram: @doidivanasrock
Doidivanas no YouTube: https://tinyurl.com/doidivanas-youtube
SPOTIFY: https://tinyurl.com/Doidivanas-Spotify
APPLE MUSIC: https://tinyurl.com/Doidivanas-AppleMusic
GOOGLE PLAY: https://tinyurl.com/Doidivanas-GooglePlay
DEEZER: https://tinyurl.com/Doidivanas-Deezer
Leia também: “Latinoamerica Drama”: Juliano Guerra faz retrato da América Latina em música com participação de Vitor Ramil
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário