Até o dia 10 de agosto, o Palácio Piratini recebe mostras fotográficas e de artesanato Mbyá Guarani, alusivas ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado dia 9 de agosto.
Uma das mostras é organizada pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (Iecam), entidade fundada em 1991, voltada para o estudo e desenvolvimento de ações socioambientais sustentáveis, através da valorização dos saberes tradicionais e da biodiversidade. A instituição organiza projetos de educação ambiental, etnoturismo e de incentivo ao intercâmbio de sementes e mudas. Atualmente, realiza o projeto “Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani” em 8 aldeias guaranis no Rio Grande do Sul, além de outras ações voltadas para essa população, como incentivo à produção artesanal e estudos sobre sua história e economia. Uma parte exposição no Palácio Piratini remonta à vida e a cultura Guarani através de peças artesanais e fotografias feitas pela equipe do Iecam.
Outra parte da exposição é feita pelos fotógrafos Danilo Christidis e Vherá Poty. Através de um projeto de capacitação em fotografia para os indígenas Mbyá Guarani da região do Cantagalo, entre os municípios de Viamão e Porto Alegre, Danilo conheceu o jovem Cacique Vherá Poty, que se destacou pelo sensível olhar sobre o modo de ser guarani em suas fotografias. Juntos, os dois hoje estão em fase de captação de recursos para realização um projeto fotográfico sobre o modo de vida Mbyá Guarani, já aprovado pela Lei Rouanet, cuja prévia está no Palácio Piratini. Captados os valores, o projeto prevê a realização de um livro com textos de antropólogos e fotografias de aspectos do cotidiano guarani, de sua arte, territorialidade e cosmologia. Além disso, os fotógrafos pretendem contribuir com as aldeias envolvidas através de oficinas de fotografia e do incentivo à produção fotográfica, visando também a produção de material que subsidie o ensino da cultura indígena, contribuindo com a preservação da cultura e com a promoção dos direitos dessa população.
No dia 9 de agosto, às 11 horas, no Salão Alberto Pasqualini, o governo do Estado promove uma palestra sobre a cultura Mbyá Guarani com o Cacique Geral dos Mbyá-Guarani no RS, José Cirilo Morinico e com fotógrafo indígena Vherá Poty. Após será feita uma apresentação de canto e dança com coral Guarani . A mostra está aberta ao público de 7 à 10 de agosto no hall e segundo andar do Palácio Piratini.
Texto: Carina Kunze
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.