Graças a uma parceria formada entre a Secretaria de Cultura do município (Secult) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os amantes da leitura ganharão um novo curso, com o objetivo de fomentar um ambiente para que seja feita a leitura de textos literários e promover uma reflexão sobre as relações de poder presentes tanto no contexto de sua produção, quanto na sua recepção.
O Curso, denominado “Formação Cultural e o Espaço da Literatura”, tem carga horária de 40 horas/aula e será ministrado na própria Secult pelos professores João Luis Pereira Ourique, Simone Conti de Oliveira, Alexandre Antônio Ramos Maciel e Simone Xavier Moreira.
O Curso busca criar um espaço de discussão e a interação entre os participantes, desenvolvendo atividades de leituras dirigidas, debates, palestras e oficinas que resignifiquem os conceitos que cercam as obras de arte e as possibilidades de interpretação à luz da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.
As aulas têm início previsto para o dia 13 de maio e os encontros serão realizados às quintas-feiras, das 9h às 12h.
Ao todo serão realizados 10 encontros, regidos pelo seguinte cronograma de datas: 13/05; 20/05; 27/05; 10/06; 17/06; 24/06; 01/07; 08/07; 15/07; 22/07.
Os interessados em participar do Curso podem realizar sua inscrição até o dia 10 de maio por intermédio do endereço eletrônico extensaoliteratura@gmail.com . As vagas ao limitadas. A realização é de responsabilidade da Secretaria de Cultura do município e do Grupo de Pesquisa Literatura Comparada.
Fonte: pelotas.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.