Obra integra a Coleção Contos do Extremo Sul, sob coordenação editorial de Alcy Cheuiche
Paulo Joaquim Silla lança seu livro de estreia De Janeiro ao Uruguai (Editora do Pampa, 96 páginas) no dia 08 de novembro, às 18 horas, na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre. O título integra a Coleção Contos do Extremo Sul, sob coordenação editorial de Alcy Cheuiche.
A obra apresenta um poema e alguns contos sobre relações amorosas, afetos entre mães, pais e filhos, rivalidade entre irmãos e invisibilidade social. Estes e outros conflitos cotidianos entre o Rural e Urbano do Pampa brasileiro.
“Sejam seus personagens urbanos ou rurais, esteja a narrativa ancorada em fatos cotidianos ou no realismo mágico, a história nos conquista de imediato. É só abrir o livro em qualquer página, e ler algumas linhas. No início do conto Novo Horizonte, por exemplo: São muitos quilômetros que distanciam a fazenda Esperança da capital do Estado. Em meio a campos que se perdem de vista, ela está no horizonte, justo na fronteira do País. Lá, a vida anda devagar. Sim, uma calmaria aparente que logo nos revela a evolução dos personagens frente a dramas universais da humanidade.
Paulo Joaquim Silla tem o dom da metempsicose, ou seja, é capaz de trocar de alma com seus personagens, num avatar que nos conquista por completo. Essa técnica intuitiva acontece em todos os contos deste livro, mas em especial em Encontros, uma das melhores narrativas curtas que li nos últimos tempos”, reitera Alcy Cheuiche.
O título pode ser adquirido na banca 46 da Livraria Isasul. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, maior evento literário a céu aberto da América Latina, segue até o dia 20 de novembro na Praça da Alfândega.
Pesquisador da Geografia Humana na UFRGS, Paulo Joaquim Silla nasceu carioca, mas cresceu gaúcho. Por mais de vinte anos, atuou na indústria da Hospitalidade, comercializando produtos e serviços do segmento, no Brasil e no exterior. Hoje, trabalha entre o campo e a cidade, e, principalmente, entre pessoas de diferentes gerações. Em seu doutorado, investiga territórios, paisagens e identidades do espaço rural das lavouras de soja e da pecuária de corte no Pampa brasileiro. Participante da Oficina Literária Alcy Cheuiche, encontra, na escrita criativa e ficcional, um caminho diferente da pesquisa científica, dando asas à personagens e histórias a partir dos variados ambientes em que viveu.
Assessora de Comunicação
Faça um comentário