A Livraria Vanguarda e Editora Saraiva/Benvirá trazem à Pelotas os jornalistas Paulo Markun e Duda Hamilton para o lançamento do livro “1961 – o Brasil entre a ditadura e a guerra civil” que acontece às 18h, do dia 9 de novembro (quarta-feira), durante a 39ª Feira do Livro de Pelotas. Com a parceria do Instituto João Simões Lopes Neto (IJSLN) a programação se estende às 20h, com um bate-papo com os autores, mediado pelo jornalista Pablo Rodrigues, no projeto “Diálogos na Casa do Capitão”, no IJSLN.
O livro conta em 384 páginas a história dos dias em que o país viveu sob a dúvida de qual seria o seu futuro. Em agosto de 1961, com apenas sete meses de governo, Jânio Quadros surpreendeu os brasileiros ao renunciar à presidência, alegando que “forças terríveis” se levantavam contra ele. O vice, João Goulart, em viagem oficial à China, temia voltar ao país – não sabia se, ao chegar, receberia a faixa presidencial ou seria preso pelos militares contrários à sua posse. Enquanto isso, o então governador gaúcho, Leonel Brizola, exortava os brasileiros a resistir ao golpe que se desenhava.
Numa reportagem minuciosa, que reconstitui um dos episódios mais relevantes da história recente do país, os autores lançam luzes sobre esse grave momento nacional, cinqüenta anos depois. Leitura essencial para entender a política brasileira, traz ainda uma entrevista inédita e reveladora de Leonel Brizola, peça chave do enredo.
AUTORES – Paulo Markun é jornalista graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou nos principais jornais e emissoras de televisão do país, chegando à presidência da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura. Comandou o Programa Roda Viva, da TV Cultura, por longos anos. Diretor e roteirista de documentários sobre a história brasileira, Markun é autor de diversos livros, entre eles: “Anita Garibaldi”, “O Sapo e o Príncipe”, “Meu querido Vlado” e “Cabeza de Vaca”. Duda Hamilton é jornalista, escreveu para veículos como Correio do Povo, Zero Hora, Veja, IstoÉ, Você S/A, entre outros. Foi pesquisadora para os livros “Chatô, o Rei do Brasil”, de Fernando Moraes, e “Anita Garibaldi”, de Paulo Markun. Hoje trabalha como assessora de imprensa e consultora de comunicação
Fonte: Gabriela Mazza
Satolep Press
www.satoleppress.com
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário