Pelotas 200 anos: A cultura que temos e a cultura que queremos


Nesta última sexta, 25 de novembro, aconteceu no prédio do Mercosul o painel de abertura da terceira edição da Primavera Cultura Livre. Com a temática “Pelotas 200 anos: A cultura que temos e a cultura que queremos” a conversa contou com representantes do setor público, privado, da Universidade e demais envolvidos e interessados na cultura de nosso município.

Ministrando o painel estavam o Superintendente da Secretaria de Cultura de Pelotas, Mogar Xavier; o representante da ONG Amiz e do Ponto de Cultura Outro Sul, Beto Giovanaz; Rafael Andreazza da Moviola Filmes; Manoval Robe da produtora cultural Satolep Circus e do Coletivo Outro Sul; e Leandro Maia, professor da Universidade Federal de Pelotas, representando a pró-reitora de graduação Eliana Póvoas.

O tema central discutido foi a criação de um curso de Produção Cultural na UFPel, visando qualificar os produtores e estudantes locais para a produção de cultura na prática, suprindo uma necessidade visível em Pelotas. A proposta, levada à pró-reitoria de graduação da Universidade é um sonho prestes a ser alcançado.

Durante a tarde de sexta, os ministrantes do painel juntamente com os demais presentes na plateia analisaram os meios de tornar viável esse curso, bem como a melhor forma de sua aplicação. Enquanto os interessados interagiam com o tema, novas ideias e planos foram traçados, e a Universidade se comprometeu em buscar meios para fazer com que essa qualificação seja atingida.

Dessa forma, deu-se a abertura da Primavera Cultura Livre 2011. Mais eventos, conversas, diversos shows e integrações aconteceram durante o final de semana, e a busca pela qualificação dos agentes culturais de Pelotas segue contando com a participação de todos aqueles que se engajem em contribuir com essa movimentação.

Texto: Dianine Censon
Foto: Jerônimo Gonzalez

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*