Os alunos Victor Timm e Róger Minks, do campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), ficaram com a primeira e segunda colocações, respectivamente, no sub-18 do I Campeonato Brasileiro de Xadrez (modalidade Triatlon), realizado nos dias 14 e 15 de maio, em Curitiba (PR). Eles foram os representantes de Pelotas no evento, chancelado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e organizado pelo árbitro internacional Carlos Calleros.
“Esta bela vitória de Victor Timm no sub-18 mostra que estamos no caminho certo. Já somos referência na Região Sul do Estado e estamos buscando o reconhecimento, em nível estadual, da qualidade do xadrez jogado aqui em Pelotas”, avaliou o professor Rony Centeno Soares Júnior, coordenador de Projetos Culturais do campus Pelotas.
Segundo ele, o investimento do campus nos alunos está aparecendo em forma de resultados. Em 2010, Minks foi o quinto colocado nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) e o quarto no Campeonato Gaúcho Absoluto. Neste ano, Minks e Timm já estão classificados para a fase regional do Jergs.
O I Campeonato Brasileiro de Xadrez, modalidade Triatlon, reuniu 59 enxadristas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O Estado foi representado por duas delegações, uma de Caxias e outra de Pelotas. Na classificação geral, Timm e Minks ficaram com o 21º e o 22º lugares, respectivamente.
Em cada rodada, os jogadores se enfrentavam em três partidas. A primeira com 30 minutos de reflexão, a segunda com 15 minutos e a terceira com cinco minutos. O campeonato contou com a arbitragem de Emerson Muller, da Federação Internacional de Xadrez (Fide).
Além de vários mestres da Fide, o evento foi prestigiado também pelo Grande Mestre Internacional (GMI) Alexandr Fier – o Brasil só tem dez enxadristas deste nível -, e o Mestre Internacional (MI) Rodrigo Disconzi.
Fonte: ifsul.edu.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário