De 20 a 22 de julho aconteceu o 13.º Congresso Internacional do Répertoire International d’Iconographie Musicale (RIdIM) e do 1.º Congresso Brasileiro de Iconografia Musical, denominado “Ampliando a pesquisa em Iconografia Musical: considerando o atual, definindo novas tendências”.
Ambos acontecem em Salvador, no Espaço Cultural Arlindo Fragoso (Escola Politécnica da UFBA), através do esforço conjunto da Comissão Mista Internacional do RIdIM e da Comissão Mista nacional do RIdIM-Brasil, sendo apresentados pela Comissão Mista nacional do RIdIM-Brasil e a Universidade Federal da Bahia através do Programa de Pós-Graduação em Música e do Mestrado em Artes Visuais.
A programação conta com três palestrantes de renome internacional, como o Dr. Terry Miller (Universidade de Kent, Ohio, EUA), o Dr. Antonio Baldassarre (Universidade de Ciências Aplicadas e Artes de Lucerna, Suíça, e presidente da Comissão Mista internacional do RIdIM) e a Dra. Isabel Porto Nogueira (da Universidade Federal de Pelotas, RS). Destaca-se também uma mesa-redonda sobre pesquisa em Iconografia Musical constituída por outros renomados pesquisadores do cenário internacional, como o Dr. Arnold Myers (Universidade de Edinburgo, Reino Unido e Vice-Presidente da Comissão Mista internacional do RIdIM), a Dra. Debra Pring (Universidade de Londres), a Dra. Clair Rowden (Universidade de Cardiff) e o Dr. Alan Davison (Universidade de Otago, Nova Zelândia).
Além desses destaques do campo de conhecimento interdisciplinar em iconografia e música, os interessados puderam assistir a várias sessões de comunicações em três salas simultâneas, incluindo a produção intelectual de colegas nacionais e internacionais (notadamente, América Latina, EUA e Europa) que foram avaliados por mais de 50 pareceristas de nível internacional e finalmente selecionados por uma Comissão Científica de 13 membros, muitos dos quais integram os destaques deste evento pioneiro na Bahia e no Brasil.
A conferência magistral apresentada pela Dra. Isabel Porto Nogueira (professora da área de Musicologia, diretora do Conservatório de Música e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel) é resultado do trabalho interdisciplinar que vem sendo desenvolvido em conjunto com os professores Fábio Vergara Cerqueira e Francisca Ferreira Michelon, todos professores e orientadores no Mestrado em Memória e Patrimônio da UFPel.
De forma pioneira, o grupo de professores vem dedicando-se à proposiçao da fotografia como fonte de estudos em iconografia musical, e nesta conferência apresentou uma metodologia de trabalho baseada em leituras de imagem, utilizando-se da concepçao de Aby Warbourg.
Dedicando-se desde 2005 ao estudo das fotografias do acervo histórico do Conservatório de Música da UFPel, o grupo neste momento analisou as imagens da galeria de intérpretes da escola, propondo um estudo que prioriza a leitura imagem-imagem e também imagem-contexto, cruzando dados recorrentes e singulares nas imagens ao mesmo tempo em que considera a biografia dos intérpretes e as condições em que estiveram na cidade realizando seus concertos.
Considera que a galeria de intérpretes mais antiga do Conservatório de Música prioriza musicos europeus e brasileiros da década de 1920, alguns deles encontrando-se em tournée naquele momento pela América Latina, apontando para um pensamento de valorização da interpretação nas instituições “conservatório” no Brasil através da formação de galerias de fotografias.
O trabalho vem sendo reconhecido como o melhor exemplo de estudos em iconografia musical no Brasil, e o melhor estudo internacional em iconografia musical a partir de fontes fotográficas; o que significa um destaque importantíssimo para as pesquisas em musicologia que vem sendo desenvolvidas na UFPel.
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
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