No início da tarde desta terça-feira (09), ocorreu no Bistrô da Secretaria de Cultura local (Secult), abertura oficial da Exposição 200 anos de Pelotas, do projeto Sest/Senat – Pelotas, através do grupo das Oficinas de Pintura e Arte Talento. A exposição, que se estende até o dia 30 de outubro, funcionará das 9h às 16h30, de segunda à sexta-feira.
Na Exposição, o público visitante poderá conferir a evolução de Pelotas, no ano em que comemora 200 anos, por meio de obras pintadas a óleo sobre tela. Estão representadas neste trabalho pinturas que retratam a Igreja da Luz, desde o seu surgimento como capela até a sua culminância em Igreja; a flor Princesa do Sul (Brinco de Princesa), símbolo do Município; a Catedral; as charqueadas São João e Santa Rita; o altar da Torre do Mercado, entre outras.
Assinam as obras os artistas, Roseli Damasceno, Ivone Iunes, Carmem Silva; Leonardo Bitencourt, Claúdia Menezes, Marli Gonçalves, Vera Regina Sá; Beatriz Portela e Maritza Nobre. A exposição tem a coordenação de Guiomar Neves, instrutora do Sest/Senat.
Guiomar disse que é a primeira exposição do trabalho na Secretaria. “Iniciamos há quase um ano a trabalhar nesta temática, procurando retratar Pelotas através de monumentos históricos, como é o exemplo da Igreja da Luz, da Catedral”, relatou a instrutora.
De acordo com o gerente da Artes Visuais da Secult , Samuel Sacramento, a secretaria acolhe pela terceira vez o projeto Sest/ Senat, através das oficinas de Pintura e Arte Talento. Abrigamos, declarou, pela primeira vez, durante a programação de verão, no Balneário Santo Antônio, em 2009 e no ano seguinte quando realizado no Balneário Nossa Senhora dos Prazeres. “Hoje, estamos acolhendo este projeto que comemora os 200 anos de Pelotas”. A Secult, concluiu Sacramento, quando é contatada pelo Sest/Senat a expor algum trabalho, procura logo acolher, pois já conhece os projetos realizados.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: André Cunha – MTB: 13.975
Foto: Jonathas Rivero
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.